TURISMO | CULTURA
Victor Zancheta de Andrade
Dubai, além da modernidade!
Um dos lugares mais extraordinários do mundo, Dubai atrai, cada vez mais, turistas por diversas particularidades e universos distintos. A cidade é praticamente dividida na parte antiga, localizada perto do Creek (braço do mar), onde encontra-se o centro antigo, mercado do ouro (Gold Souk) e o mercado de especiarias (Spice Souk). Modernidade à parte, falarei de riquezas extras! Há em Gold Souk várias lojas que vendem joias, desde simples correntinhas de ouro, até mesmo colares que, praticamente, vestem um corpo inteiro, podendo ultrapassar, facilmente, dois milhões de Dirhams, moeda local nos UAE (United Arab Emirates). O que impressiona é a procura por joias e, principalmente, ouro e diamantes, podendo ser até 50% mais barato que no Brasil.
Outro lugar que é muito interessante é o Spice Souk, onde pode-se
encontrar desde temperos usados na culinária regional, como o tão procurado
açafrão, no qual a grama custa por volta de 60 Dirhams. O que realmente
impressiona são as cores e o cheiro dos produtos, na sua maioria, tudo muito
fresco e de excelente qualidade. Recomendação para almoço próximo ao mercado do
ouro e de especiarias é um restaurante com comida local chamado Arabian Tea
House, com sua arquitetura antiga e sua decoração singular.
O Miracle Garden, nome do jardim que está no livro dos recordes, é
um lugar maravilhoso e cheio de cores. Um gigantesco espaço que se combina
diferentes tipos de flores e plantas, com personagens de desenhos (todos feitos
com plantas), e até mesmo um avião Airbus A380 feito somente de flores.
O passeio no deserto não pode faltar, aproximadamente, a 45 minutos do centro de Dubai. A melhor forma é contratar um pacote pelas empresas autorizadas para esse tipo de passeio. Recomendo a empresa Arabian Adventures, pois é a única autorizada a realizar o Safari no Deserto (nome do passeio) dentro da reserva ambiental. O passeio pode ser realizado pela manhã ou no final da tarde. Inicia-se com a excursão pela reserva, onde é possível observar vários animais locais, como a gazela e oryx, seguido com uma parada para acompanhar o pôr do sol. Na sequência, o jantar é realizado nos “acampamentos”: lugares preparados para receber os turistas com toda a infraestrutura, com opções além do jantar, como passeio de camelo, além também de ser possível fazer tatuagens de hena. No final da noite, um show de dança do ventre encerra o passeio.
O rio-pretense, Victor Zancheta de Andrade, é piloto nos Emirados Árabes. Fã de fotografia, registra vários pontos do mundo em seus momentos de lazer. Neste espaço, contribuímos com seu relato e imagens fantásticas que também estão disponíveis no Instagram (@vzaphotos).