Foto:Xavier Neto
Disrupção no mercado imobiliário
TARRAF inicia novos desafios em 2018 com projetos arrojados e gestão familiar profissionalizada
A TARRAF inicia 2018 em total disrupção com os padrões
adotados pelo mercado tradicional da construção civil e, assim, abre novos
caminhos com conceitos contemporâneos.
Há 68 anos no mercado, com atuação em várias áreas, a
empresa se destaca com mais de 30 mil unidades imobiliárias e mais de 1,5
milhão de metros quadrados de área construída em todo o país.
As expectativas positivas para 2018 se resumem no constante
equilíbrio entre oferta e demanda, além, claro, da liberação do crédito
imobiliário e dos programas de baixa renda do governo federal. “Teremos muitos
lançamentos, porém, atendendo às necessidades do mercado, sem sobressaltos, com
os olhos voltados para os detalhes, oferecendo empreendimentos de qualidade,
construídos de forma sustentável e com foco no longo prazo”, ressalta Olavo
Tarraf, presidente da TARRAF.
No “radar” da TARRAF, estão previstos novos empreendimentos,
como loteamentos abertos e fechados, projetos do Minha Casa Minha Vida,
edifícios residenciais e condomínios de médio e alto padrão, buscando soluções
que agreguem valor aos produtos ofertados. O VGV - Valor Geral de Vendas -,
contratado e projetado para novos negócios, é de R$ 2,6 bilhões nos próximos
anos.
A atual fase da empresa está atrelada à transformação
imposta pela era digital, que trouxe e trará mudanças significativas no
comportamento das pessoas, como os novos aplicativos revolucionários das empresas
de startups, carros elétricos e auto-dirigíveis. “Estamos atentos em tecnologia
e novas possibilidades em conceito de moradia”, diz.
Prova disso é a nova sede da organização, que será
instalada no Duo JK Square, em uma área de 700 metros quadrados, com design
arrojado, espaços colaborativos para atendimento de clientes e toten com tela
touch screen, em que serão disponibilizados todos os projetos da companhia.
Inovação também estará presente na gestão da empresa com a
ascensão de Olavo Tarraf Filho, ao cargo de vice-presidente da empresa – ele
chega para dirigir as operações, enquanto o pai, Olavo Tarraf, direciona as
estratégias de longo prazo. É a sucessão familiar programada, processo decisivo
em empresas de gestão profissionalizada que pensam no futuro da organização.
O avanço da empresa, rumo ao futuro, aposta e investe na
retomada do mercado imobiliário nacional e na estabilização econômica no
Brasil.
Acompanhe a entrevista concedida à Ala Vip Magazine.
O mercado imobiliário teve fases díspares nos últimos anos. Quais foram as principais iniciativas da TARRAF para se manter em posição de destaque no setor, mesmo em momentos de economia desfavorável?
Olavo Tarraf - A melhor estratégia de negócio em um momento de crise é manter a calma e enxergar as oportunidades, sempre há um nicho a ser explorado. Prezamos em fazer negócios com cautela e segurança, sempre visando à solidez empresarial e credibilidade com o cliente. Porém, ao mesmo tempo, sendo arrojados nos projetos, com imóveis que proporcionem diferenciais de mercado e experiências únicas em moradia.
O estilo de vida da sociedade contemporânea, em conjunto
com os atuais conceitos arquitetônicos, fez com que surgissem edifícios
imponentes, mas com plantas mais reduzidas, como é o DUO JK. Qual o seu ponto
de vista em relação a benefícios para os moradores?
Olavo Tarraf -
É uma lacuna do mercado que a TARRAF está preenchendo. São imóveis que podem
ter a sofisticação e praticidade que outros não possuem, atingindo a parcela da
população que mora sozinha, casais modernos e famílias pequenas. Os principais
benefícios são a liberdade nos serviços domésticos, o bem-estar e os novos
relacionamentos nos ambientes compartilhados.
Na contramão do conceito mais reduzido de plantas, os
edifícios lançados pela TARRAF, ao longo da história, continuam ocupando
patamares bastante reconhecidos pela qualidade e pelos espaços privilegiados.
Nota-se, portanto, que o alto padrão independe de espaços. No entanto, existem
projetos da TARRAF para empreendimentos de apartamentos maiores com o mesmo
conceito de modernidade?
Olavo Tarraf - Sim, estamos sempre acompanhando as tendências, dentro e fora
do país. Em cada projeto, inserimos ideias inovadoras e exclusivas, com a mesma
proposta de “praticidade e bem-estar”. Para Rio Preto, lançaremos um novo
condomínio de luxo, com apartamentos de alto padrão, em uma área ao lado do
shopping Iguatemi, com projeto assinado pelo premiado escritório de
arquitetura, Königsberger Vannucchi. Serão duas torres, com arquitetura contemporânea
inspirada nos modernos empreendimentos da Flórida (EUA).
O DUO JK deu novos ares à atmosfera urbana de São José do
Rio Preto. Com certeza, Votuporanga, também terá o mesmo efeito com a entrega
do empreendimento Manhattan. Quais são os demais planos de lançamentos para a
região?
Olavo Tarraf -
Tanto o DUO JK quanto o Manhattan City Home proporcionaram um novo conceito de
moradia que foi muito bem-aceito pelos nossos clientes, com diferenciais em
lazer, aproveitamento de espaço e muito mais. Rio Preto e Votuporanga são
cidades em franco desenvolvimento econômico. Teremos outros empreendimentos
além desses e estamos contribuindo com nossa experiência para levar inovação e
qualidade de vida. Em outras cidades importantes da região, como Araçatuba e
Catanduva, já estamos com projetos prontos a serem lançados. Quando começamos
um trabalho na cidade, objetivamos em longo prazo.
Você é um empresário bastante dinâmico. De onde vem o
afinco para o trabalho? Quem são as pessoas que mais o incentivaram e quem
admira como empresário?
Olavo Tarraf - Aprendemos, desde a infância, na cultura familiar
libanesa-cristã, que só o trabalho dignifica o homem. Amo o que faço. A gente
cria o futuro. Eu só vendo aquilo que compraria e todos nós temos o poder da
realização, mas poucos acreditam nisso. Direciono-me pela fé e pelos ensinamentos
de Cristo, inspiro-me em todas as experiências do mundo afora e, quando as
trago para a nossa região, busco fazer a tradução, ou seja, uma releitura para a
nossa realidade. Admiro empreendedores que transformam a realidade, trazendo
inovações que mudam os hábitos e as culturas de uma sociedade, como Steve Jobs
e Elon Musk.
Segundo as entidades
que representam o setor, o mercado imobiliário será favorável em 2018. Quanto
vocês esperam crescer? Como esperam atingir esse crescimento?
Olavo Tarraf - A nossa intenção de crescimento se dá em função do cenário
econômico do Brasil que estamos esperando. Se ocorrer a retomada do
crescimento, voltar as ofertas de créditos imobiliários a juros atraentes e
houver continuidade dos programas habitacionais do governo federal, estamos com
projetos e equipe preparados para dobrar o volume de lançamentos realizado em
2017.
A nova fase da TARRAF é marcada por novidades na gestão.
Como será em 2018?
Olavo Tarraf - Essa nova fase é marcada pela chegada do meu filho, Olavo
Tarraf Filho, ao cargo de vice-presidente da empresa. Nossa intenção é que
Olavo Filho direcione todas as operações e eu as estratégias de longo prazo.
Olavo Filho é um empreendedor de atitudes, é jovem, motivado para o trabalho,
gosta de aprender, conhece bem a empresa, pois está aqui desde os 18 anos de
idade. Gabriela Tarraf, minha filha, também está finalizando pós-graduação em
Gestão de Marketing na Puc-Rio, o que complementará sua formação em
Administração de Empresas pelo Insper. Essa especialização ajudará muito no
planejamento de estratégias táticas de marketing on e offline. Ela também atua
na empresa desde 2012, trazendo sempre muita energia e ideias inovadoras. Essa
harmonia e entrosamento na gestão geram foco e boas perspectivas de sucesso ao
negócio.
Para finalizar, o que a TARRAF quer transmitir com a
mudança na logomarca da empresa?
Olavo Tarraf - Para simbolizar tudo isso, neste ano de 2018, precisávamos de
uma nova roupagem, que mostrasse a evolução da empresa. As letras estão fora da
caixa, soltas, mostrando que estamos mais abertos e mais próximos das
transformações. Nosso foco é pensar fora da caixa, buscando novos conceitos e
inspirações. De olho no futuro, agora. Estamos vivendo novos tempos. Estamos
otimistas com a retomada do rumo da economia brasileira, e temos confiança que
estaremos acompanhando, aprendendo e contribuindo para o desenvolvimento da
região.