VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Gastronomia /

História e Sabor

História e Sabor 

Proprietário do “Laurêncio Café” fala da relação com uma das bebidas mais apreciadas do mundo

SEM LEGENDA

A história do cultivo, da propagação, e do consumo do café, sem dúvida, é umas das mais interessantes e românticas do mundo. Segundo alguns estudiosos, tudo começou no Chifre da África, e existem diversos capítulos da do café, que narram esses fatos. Afinal, ele deixou registros importantes pelo mundo todo, em livros e manuscritos e não é por menos que o café é um hábito cultural. Uma dessas histórias, é de um pastor etíope que ficou extremamente surpreendido com o desempenho de suas cabras, depois que elas comeram o grão vermelho. Embora a planta tenha origem africana, foi no lêmen – região Oeste da Arábia, que ele começou a ser cultivado. O nome aliás, tem origem árabe e a planta por lá é conhecida como “Kaweh” e a bebida foi denominada como “Kahwah” ou “Cahue”, que significa força. No ocidente, o café ganhou o seu charme, pois a sua chegada na Europa foi marcada por embates políticos e romantizada em uma das composições de Bach. A bebida chegou em 1615, em Veneza, que ficou responsável pela propagação das técnicas de torra e moagem do café. Pouco tempo depois, o grão se espalhou pelo mundo todo, e se popularizou até os dias de hoje.

SEM LEGENDA
Em alguns lugares, o café é tratado como especiaria e artigo de luxo. Aqui no Brasil, são produzidos principalmente o café arábica e o café robusta (ou café conilon), e as suas plantações representam grande geração de postos de trabalho na agricultura nacional.
O empresário Rubens Francisco Pereira da Silva, proprietário do “Laurêncio Café”, em São José do Rio Preto conta que sua relação com o café vem desde a sua infância. “O aroma e o sabor do café acompanham toda a história de minha família. Com meus pais aprendi muito sobre o cultivo e a torrefação. Quando surgiu a oportunidade de montar o ‘Laurêncio Café’, não tive dúvidas de que seria uma grande realização trabalhar com o produto. O café faz parte de nossa cultura, de nossas reuniões com familiares a amigos. Momentos agradáveis sempre são acompanhados de um bom café. É assim também em quase todo o mundo. E, o Brasil continua sendo o líder de exportação, importante não só pela quantidade, mas também pela qualidade, assim como a Colômbia e demais países do globo", comenta Rubinho, como é chamado pelos fiéis clientes e amigos do espaço, localizado no térreo do “Edifício Totalité”, próximo ao "Plaza Avenida Shopping".




Veja Também