Edição 149

Clique na imagem abaixo para folhear nossa revista



CURTA NOSSA PÁGINA

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / ENTREVISTA /

Olavo Tarraf

Entrevista
Fotos: Cleber Davidson

Olavo Tarraf

Um dos grandes nomes do empreendedorismo rio-pretense, Olavo Tarraf está à frente, entre empresas de diferentes áreas de atuação, de uma das maiores incorporadoras do estado, a “Tarraf Empreendimentos”. Nesta entrevista, o empresário, que tem investido em novos conceitos habitacionais, inspirados no que há de mais moderno no segmento, dentro e fora do país, fala um pouco do setor imobiliário e da construção civil de São José do Rio Preto e demais cidades em que, na contramão da crise, aposta com lançamentos.

SEM LEGENDA

Ala Vip - O setor imobiliário se mantém aquecido, mesmo em períodos em que a economia não anda tão favorável. Por que isso ocorre?
Olavo
- Todo mundo tem como objetivo a casa própria. Ou pelo menos a grande maioria das pessoas pretende sair do aluguel. Se compararmos os setores da economia com uma engrenagem, o mercado imobiliário está sempre em movimento. E é nesse momento que temos de estar atentos e entender de fato o que as pessoas estão procurando para satisfazê-las.Talvez este seja um dos nossos principais diferenciais.

Ala Vip
- Quais são as características de São José do Rio Preto que indicam que há oportunidades para empresas do setor no mercado imobiliário?
Olavo
- A região está em crescimento, mesmo em um período mais complicado da economia. No entanto, por aqui, diferentemente das capitais, como São Paulo, não existe inchaço imobiliário. São José do Rio Preto ainda tem um fluxo gigante de pessoas devido a faculdades e serviços, e muita gente vem para cá para trabalhar e estudar. Isso fomenta o mercado imobiliário. De junho de 2012 a maio de 2015, a cidade registrou o lançamento de 8.212 unidades habitacionais, sendo 7.711 verticais e 501 horizontais, de acordo com dados do Secovi. No quesito loteamentos, de 2013 para cá são 13.740, segundo dados do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Graprohab).

Ala Vip - Quais os segmentos que mais atraem a atenção do consumidor?
Olavo
- Quando se trabalha com dedicação, comprometimento e qualidade, todos os segmentos recebem investimentos. Mas, se avaliarmos mais profundamente, os loteamentos econômicos e os apartamentos compactos de alto padrão se destacam. Tivemos muita aceitação e procura pelos empreendimentos que lançamos recentemente e que atendem a esses perfis.

Ala Vip - Essa análise o levou a investir na região. Há outros empreendimentos em cidades próximas?

Olavo
-Temos empreendimentos em várias cidades do Brasil. Mas a nossa região tem se mostrado muito forte. Por aqui existem várias faculdades e universidades, empresas prestadoras de serviços, entre outros fatores que nos levaram a acreditar em cidades como Votuporanga, Ouroeste e Potirendaba neste momento. O mais novo empreendimento da “Tarraf” será em Potirendaba. Estamos chegando com muitas novidades por lá. Estamos sempre acompanhando tendências dentro e fora do país, observando os movimentos das cidades, estudando a mudança de hábitos das pessoas e os seus desejos. Em cada projeto novo, buscamos sempre inserir algo inovador, algo inusitado que desperte o interesse das pessoas e lhes traga mais qualidade de vida, essa é a essência da “Tarraf Empreendimentos”.

Ala Vip - Pode nos citar alguns diferenciais dos empreendimentos que foram destaques?

Olavo
- São vários diferenciais. A equipe é muito inspirada e inovadora. Mas vou citar alguns, como o “Duo JK”, que traz a primeira piscina de borda infinita do interior paulista, o sistema pay-per-use, muito comum no exterior, o pet-place, espaço pensado especialmente para os pets. Em Votuporanga, com o “Manhattan City Home”, um dos pontos que mais chama atenção é a ampla área de lazer, que inclui piscinas, churrasqueira, playground, quadra poliesportiva, minigolfe, fitness interno e externo, sala de dança, salão de festas gourmet, salão de jogos, cinema, office, brinquedoteca e pet place. Com relação ao loteamento em Ouroeste, criamos um novo conceito de residencial aberto ao trazer elementos comuns em condomínios fechados, como academia, espaço kids e pista de caminhada.

Ala Vip
- As famílias brasileiras estão mudando. Isso reflete diretamente no mercado?
Olavo
- Sem dúvida. O mercado precisa entender o momento do consumidor e oferecer o que ele precisa exatamente. Antes, as famílias tinham mais de cinco membros; hoje, esse número fica entre dois ou três moradores.

Ala Vip
- Conte um pouco sobre como é sua rotina, administrando os negócios da “Tarraf”.
Olavo
- Minha rotina é fazer sempre o que é importante, ser estratégico e evitar, ao máximo, perder tempo com urgências, pois elas desviam do foco principal e, muitas vezes, não são tão urgentes assim. Se nos ausentamos, as coisas urgentes devem ser resolvidas por alguma estrutura criada. Mas os principais objetivos devem ser perseguidos por nós, com disciplina e determinação. Por isso conto com uma equipe de confiança e motivada. É uma alegria comemorar o sucesso com um "dream team", que ama o que faz, do que com pessoas cheias de si mesmas. Prefiro trabalhar com poucas e especiais pessoas. Assim, “olho no olho”, sem paredes, vale muito mais do que controles técnicos e burocráticos. Procuro avivar os valores cristãos no meu dia a dia com as pessoas, além de manter a mente e corpo saudáveis. Tudo isso tem dado certo na minha vida, mas, hoje, temo pelos brasileiros que estão perdendo seus empregos e, alguns, até sua esperança.

Ala Vip - Você deu continuidade a alguns negócios fundados por seus pais e hoje insere seus filhos nesse meio. Como é conduzir o planejamento de sucessão familiar?

Olavo
- A Bíblia nos aconselha que devemos ensinar as pessoas a pescar, ao invés de dar o peixe pronto a elas. Isso é fundamental na educação dos filhos. Quem recebe fácil, não dá valor e perde fácil. Procuro seguir esse conselho ao pé da letra. Todo pai quer criar filhos fortes para enfrentar a vida e orgulhar-se deles.




Veja Também

  • Dra. Selma di Pace Bauab
    Dra. Selma di Pace Bauab

    ENTREVISTA > A médica e diretora da “Mama Imagem” fala de sua atuação, a história de sua clínica e seu ponto de vista sobre saúde e a figura da mulher

  • MEVI RESTAURANTE
    MEVI RESTAURANTE

    Gastronomia > Receitas exclusivas e qualidade da escolha dos ingredientes, ao preparo e atendimento, resultam no sucesso da casa

  • DR. ANTONIO CARLOS ROMA JUNIOR
    DR. ANTONIO CARLOS ROMA JUNIOR

    SAÚDE > PRÓTESES DEVEM SER TROCADAS APÓS DEZ ANOS?

  • Audi Q7
    Audi Q7

    NOTÍCIAS > Ícone de modernidade e luxo já disponível na Euro Motors

  • Haruki: Março é Delas
    Haruki: Março é Delas

    NOTÍCIAS > Em homenagem ao mês das mulheres, restaurante lança descontos especiais para o público feminino às segundas e terças-feiras