ÚLTIMAS DA REDAÇÃO

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / ENTREVISTA /

Christina Rudge Leite


SEM LEGENDA

Entrevista

Christina Stankovic Rudge Leite

Uma das grandes novidades culturais lançadas para o público do “RiopretoShopping”, no início do mês de agosto, é a exposição “De Malas Prontas”, de Christina Stankovic Rudge Leite. Sem se valer de nenhuma técnica específica, filtros, ou modificações gráficas expressivas, a mostra leva o público a uma incrível viagem, por meio de 26 imagens realizadas nos dois polos: a Patagônia e o Alasca. Visitada, diariamente, pelo público do shopping, a exposição revela mais um importante momento nas iniciativas da jornalista, que conquistou grande número de admiradores, tanto pelas imagens de suas exposições, quanto por seus textos sobre viagens, em jornais, e seu recente livro “Um olhar por Chris Rudge Leite”. Em entrevista, Christina fala um pouco de sua nova fase e seus trabalhos.

Sobre seu momento atual, Christina comenta que foi estimulada por fatores que vão além de crescer, estudar, trabalhar, se apaixonar, criar uma família. “Fui impulsionada também por fatores bastante particulares, como desejar quebrar paradigmas sociais. Tarefa árdua, principalmente fora das grandes metrópoles. Com o passar do tempo, fui me desvencilhando de todas as obrigações e hipocrisias naturais do ritmo social, por exemplo. Acredito que estou passando por uma fase de amadurecimento, mais que contado em anos, um amadurecimento de alma. Que, no meu caso, fluiu do exterior para o interior”.

Ala Vip - Como você analisa tais mudanças?

Christina - Não lido com os fatores aleatórios, mas, sim, eu os invento, objeto por objeto, há anos. Minha primeira atitude foi rever as pessoas à minha volta. Hoje, procuro conviver tão somente com os que compactuam com o bem, e para o bem. Não apenas no que tange a mim e aos meus familiares, mas, também, em relação a amigos, conhecidos e desconhecidos. Ou seja, trata-se de um exercício diário, bastante interessante, porque abre discussões antropológicas, já que, realmente, nota-se a aglutinação por semelhança. Em seguida, retomei alguns interesses arraigados, que havia abandonado, como escrever para mim. Depois, escrever para os meus leitores. E, finalmente, para os meus amigos, com a edição do livro “Um Olhar”, por Chris Rudge Leite. Ainda nesta fase, e voltando na questão da união de almas, reencontrei e conheci muitos seres humanos fantásticos, em um trabalho de intenso pensar social. A parte mais visível desta ação está ligada às exposições fotográficas “De Malas Prontas”, com Chris Rudge Leite. Desta maneira, até minha fisiologia mudou. Era notívaga, virei um ser absolutamente diurno. Percebi, há poucos meses, que estou vivendo um dos momentos mais importantes, felizes e plenos de minha vida. Já tive sensação semelhante outras vezes, talvez em uma ou duas ocasiões. Vem à memória ter comentado, certa vez, com uma amiga: “Estou tão feliz, que me dá medo”. Atualmente, acho curioso o comentário, porque eu era muito jovem e não imaginava até onde poderia chegar. E nunca foi ou será igual. Portanto, 2.014 é um ano especial, pois é meu primeiro “ano sabático”, a primeira vez em que estou conseguindo administrar emoção e razão, com absoluta sintonia.

Ala Vip - Você é uma pessoa bastante expressiva em relação ao que pensa?

Christina - Sou o que você vê, integralmente, desagrade ou não, mas não escondo o que sinto e acho, nem mudo fatos. Levo a minha vida e respeito a vida dos outros. Já dizia minha mãe: “Christina é ‘live and let live’”. Por isso, minha vida sempre flui, nunca estaciona, e estou sempre feliz.

Ala Vip - Quais foram as pessoas mais importante na formação de sua personalidade?

Christina – Sou uma pessoa em construção. Mas, entre passado, presente e futuro, descobri que realmente nasci jornalista. Realizo-me como gestora eficiente de vidas, com minha família, e sou uma incógnita, cheia de planos.
Na minha chamada “rotina sem cortinas”, tem espaço para as tarefas cotidianas, viagens, leituras e estudos. Nesse ressurgir da jornalista, estou com “feeling” à flor da pele. Leio, ainda mais, meus autores prediletos, como Gabriel Garcia Márquez, e descobertos outros, como William Falkener. Em meio às definições, agora já sei que fui inspirada pelo estilo de vida europeu dos meus pais e de meus autores, como Émile Zola, Malba Tahan e Gabriele D´Annunzio. Tento aprender, com o olhar às artes, já que adoro um bom museu, uma exposição, uma mostra. Foi ótimo visitar o MAM, no Rio que abrigou uma exposição hiper-realista do australiano Ron Mueck.

Ala Vip - Como é realizar e de que forma surgiu a exposição “De Malas Prontas”?

Christina - O “De Malas Prontas” surgiu da curadoria do jornalista Frederico Tebar. Uma exposição anual de minhas fotografias de viagens e experiências pelo mundo, em parceria com o “RiopretoShopping Center”. Esta é a terceira edição do evento.  E, como nos anos anteriores, a exposição, após o término, será doada ao acervo permanente da “AACD”, de São José do Rio Preto. Acredito que as imagens trazem um pouco de alento, sonho e esperança aos pacientes e acompanhantes que, muitas vezes, precisam aguardar demorados e rotineiros tratamentos. Como algumas viagens já estão marcadas para este ano, dentre elas, Israel, Jordânia, Bélgica e Holanda, muitas páginas serão escritas até dezembro, e muitas imagens registradas. À minha maneira, com isenção e emoção.

Ala Vip - Diante da forma de expor seus pensamentos, demonstrar o mundo por meio de suas imagens, você conquistou um grande número de apreciadores de sua arte pelas redes sociais. Como foi isso para você e o que levou você a desconectar de uma das redes que utilizava, o Facebook?

Christina - Depois de angariar 27 mil fãs, ao longo de três anos de Facebook, percebi que estava perdendo a espontaneidade. A página virava uma obrigação, uma preocupação a ser alimentada. Como nunca o conduzi como negócio, pois nunca aceitei posts patrocinados, descontos, viagens, cortesias, nem pretendo me estabelecer nesse mar de sites e blogs que, a meu ver, já estão repetitivos e excessivos, rompi e ganhei um tempo útil enorme. Prefiro o tempo real, sem conversas paralelas, do Instagram: @chrisrudgeleite.

 Ala Vip - Fale um pouco sobre o lançamento de seu livro. Além da grande surpresa de seu marido, Luiz Felipe Rudge Leite, ao presenteá-la com a edição, o que mais a emocionou?

Christina - Luiz Felipe é “hors concours” no quesito surpresa. Já me presenteou com um carro, que chegou sobre plataforma, envolto por um laço vermelho. Entregou-me uma joia, ao som de violinos, na mesa de oficiais, durante uma viagem de navio, com roteiro surpresa. O livro foi complemento de uma enorme homenagem que ele me fez, não somente de amor, mas, de admiração pela jornalista e, quem sabe, futura escritora. A edição surpresa de minhas poesias, crônicas, cartas, etc, em outubro de 2.013, incentivou-me a lançar um novo livro, com as fotografias de minhas três exposições “De Malas Prontas”, com o patrocínio da agência de turismo CVC, da Avenida Alberto Andaló, e da Biodomus Arquitetura Paisagística.




Veja Também

  • Cláudia Dória Peron Rosa e Marcello Peron Rosa
    Cláudia Dória Peron Rosa e Marcello Peron Rosa

    ENTREVISTA > No comando da “La Clinique”- Clínica de Cirurgia Plástica e Estética, casal vive em grande sintonia, tanto na vida pessoal, quanto na área profissional

  • Karina Younan
    Karina Younan

    ENTREVISTA > Psicóloga clínica fala dos principais erros cometidos no início de uma relação, de sonhos fantasiosos comuns, como pelo “príncipe encantado”. No entanto, afirma que o romantismo não sai de moda.

  • Dra. Selma di Pace Bauab
    Dra. Selma di Pace Bauab

    ENTREVISTA > A médica e diretora da “Mama Imagem” fala de sua atuação, a história de sua clínica e seu ponto de vista sobre saúde e a figura da mulher

  • Olavo Tarraf
    Olavo Tarraf

    ENTREVISTA > Um dos grandes nomes do empreendedorismo rio-pretense

  • Denilson César Marzocchi
    Denilson César Marzocchi

    ENTREVISTA > Empresário fala de sua história de ascensão e seu ponto de vista em relação ao mundo dos negócios em um momento de economia em declínio

  • Zeid Sakr
    Zeid Sakr

    ENTREVISTA > Diretor Geral do “SEB COC Rio Preto” fala sobre atuais metas e metodologia de trabalho de uma das mais famosas instituições de ensino do país

  • Edgard Neto
    Edgard Neto

    ENTREVISTA > Consultor de marketing do SEBRAE/SP

  • Pitty
    Pitty

    ENTREVISTA > Música/Rock

  • Dr. Paulo Bottura Filho
    Dr. Paulo Bottura Filho

    ENTREVISTA > Entrevista

  • Entrevista
    Entrevista

    ENTREVISTA > Margarete Franco

  • Moda, tendência e estilo
    Moda, tendência e estilo

    ENTREVISTA > Junior Gomes

  • Cecília Dale
    Cecília Dale

    ENTREVISTA > Entrevista