Edição 192

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Diogo Sampaio

Marketing
Fotos: Milton Flávio

Marketing Digital

Diogo Sampaio, da “Interstatus” fala sobre profissão e ações que visam resultados bem-sucedidos

SEM LEGENDA


Jovem, dinâmico e cercado por uma equipe de profissionais que compartilha de seu talento, Diogo Sampaio, diretor da “Interstatus”, lançada em 2018 e localizada no “Navarro Building”, em São José do Rio Preto, começou 2020 repleto de novos projetos e com o objetivo único: tornar sólidos os resultados das ações de seus clientes. Convidado a falar sobre marketing digital, ele comenta que sua empresa surgiu com base em sua percepção de que esta é uma área em ascensão. “No entanto”, adverte, “apesar de já haver boa quantidade de conteúdo disponibilizado, há escassez em termos de pessoas e empresas que de fato executem o passo a passo de maneira adequada e produzam resultados”, argumenta. “Assim que me dei conta disso, em conjunto com o curso de Publicidade & Propaganda, fiz meu Nanodegree em Marketing Digital, pela Udacity, e cursos pela USP, pelo próprio Facebook e Google, visando ter maior entendimento sobre as plataformas e sobre a área. Foi a junção de enxergar um ‘gap’ no mercado brasileiro com a paixão pela criatividade, inovação e tecnologia”, explica o diretor comercial da empresa, Diogo Sampaio, que, na dinâmica do trabalho que executa em equipe, tem diversos planos para o decorrer deste ano. “Nosso foco em 2020 está em gerar valor, tanto para nossos clientes quanto para a agência, e o fenômeno do valor, que é completamente diferente de preço, ocorre por meio de conteúdo de qualidade. Ao decorrer desse ano disponibilizaremos pelo menos dez e-books sobre temas dos mais diversos para o mundo do empreendedorismo, desde conceitos básicos do marketing digital, até mesmo temas como produtividade e brainstorming, afinal, a criatividade está conectada com todas as áreas de trabalho, ou, pelo menos, deveria estar”, comenta.


ERA DIGITAL 

SEM LEGENDA
“Por mais óbvio que pareça, muitas pessoas ainda não se deram conta de que vivemos em uma era digital. Cada vez mais, gastamos horas e horas do nosso dia ‘navegando’ nas redes sociais, em aplicativos e ferramentas de busca; procurando pela melhor opção de produto, por lazer, ou, simplesmente, para tirar dúvidas sobre um determinado assunto. E é aí que entra a oportunidade de gerar valor para a sua empresa! Nesse momento precioso, o usuário que chegou até você sem pretensões, pode acabar se tornando um cliente valioso para o seu negócio, dependendo do que encontrar. Afinal, quem nunca entrou em um site ‘por acaso’ e acabou consumindo algo?”. Para Diogo, o fundamento mais importante do marketing digital é não empurrar produtos para o cliente, mas se irá atraí-lo. “Felizmente, a era digital empoderou o consumidor por meio dos incontáveis meios de informação e da vasta diversidade de marcas. Então, agora, o consumidor tem um leque enorme de opções para o mesmo produto. Para se destacar dentre tantas possibilidades, é necessário pensar ‘fora da caixa’ e utilizar os artifícios digitais disponíveis de forma criativa. O custo-benefício de impactar somente as pessoas que de fato possuem interesse na área do seu produto e/ou serviço é um diferencial. E analisar a infinidade de métricas e dados fornecidos pelas campanhas torna o processo de otimização muito mais fácil e preciso. A possibilidade de analisar o comportamento do consumidor com variáveis, como quanto tempo cada um de seus leads passaram em cada página de seu site, onde ocorreu a desistência da compra e por qual motivo, são só algumas das muitas ferramentas que o marketing digital conta”.

VENDAS ON-LINEDiogo afirma que existem diversas estratégias para realizar vendas on-line, e todas elas requerem investimento, qualidade e constância. Quando se trata de marketing, não existe milagre - o resultado vem por meio de um planejamento sólido e de execução apropriada. Dentre as estratégias utilizadas, existe um recurso poderoso que pode ser chamado de ‘retargeting’, ou ‘remarketing’, que se baseia em campanhas direcionadas especificamente para o público que já interagiu, previamente, com anúncios realizados pela sua marca. As plataformas (como Facebook, Google e Instagram) possibilitam um enorme armazenamento de dados de anúncios e, por causa disso, quanto maior o número de campanhas realizadas visando reconhecimento de marca, engajamento, visualizações de vídeo, etc., maior será seu público qualificado para campanhas de retargeting realizadas em um outro momento, que definitivamente aumentará sua taxa de conversão e vendas”. (www.interstatus.com.br - @interstatus).