Edição 169

Clique na imagem abaixo para folhear nossa revista



CURTA NOSSA PÁGINA

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

Transplante de Barba

ARTIGO | CIRURGIA PLÁSTICA
DR. FELIPE BICUDO
Foto: Divulgação

Transplante de Barba


Dr. Felipe Bicudo - Cirurgião Plástico CRM-SP 121.227

SEM LEGENDAA barba é uma tendência de beleza e traduz a vaidade masculina do momento. Sinônimo de atratividade, ela voltou com tudo, nas passarelas e no dia a dia, conquistando homens de todas as idades. No entanto, alguns homens apresentam falhas nos pelos do rosto ou nasceram desprovidos de barba, surgindo assim um aumento na procura de tratamentos médicos para aumentar a quantidade de pelos no rosto, dentre eles o implante de barba.
Os pelos da face têm como função proteger e aquecer o rosto, porém ao longo da história e de diferentes culturas do mundo, foi atribuída à barba diversos significados. Qualidades como sabedoria, potência sexual e status social, ou ainda, em algumas religiões, um homem com barba é considerado importante. Como os pelos do rosto surgem na puberdade, sob ação de hormônios masculinos, também sinalizam maturidade sexual, justificando maior atração das mulheres por homens com barba.
Questão de moda ou opção, o desejo de ter a barba definida e com densidade adequada fez com que o transplante de barba ganhasse cada vez mais adeptos: sua procura cresceu seis vezes nos últimos cinco anos, abarcando uma faixa etária de 25 a 65 anos. Considerado um procedimento minucioso, porém tranquilo, a única exigência é que o paciente possua uma área doadora, em qualquer outra parte do corpo.
 Antes da cirurgia, os pacientes são submetidos a uma avaliação, que engloba tanto a análise da barba e possíveis causas de falhas no local, bem como a realização de exames gerais. Somente após definir a área doadora e descartar doenças que possam estar envolvidas, então a cirurgia é indicada e definem-se quais técnicas serão utilizadas.
O Cirurgião Plástico, especialista em transplante de cabelo e barba, pode utilizar fios de cabelo, pelos da própria barba ou pelos de outras localizações, como rosto, tórax, braços, pernas ou até mesmo da área pubiana, se for necessário. Os fios são preparados e a seguir implantados um a um, variando o número de enxertos de acordo com a região: 350-500 enxertos para o bigode, 600-700 enxertos para um cavanhaque completo, 200-250 enxertos para cada costeleta e 300-700 enxertos para uma barba de bochecha. O procedimento é geralmente realizado com anestesia local e dura de 2 a 5 horas. É essencialmente indolor, como é o período de recuperação, o que leva cerca de quatro dias. Embora não seja muito comum, alguns pacientes podem necessitar de um segundo procedimento para enxertos adicionais, se eles desejam uma densidade maior. Os resultados definitivos surgem entre seis e doze meses após o implante, com aspecto bem natural, garantindo satisfação para quem se submete à técnica.
Depois da cirurgia bem sucedida, o homem terá barba para sempre. É válido lembrar que os pelos da barba precisam de cuidados, pois seguem o mesmo processo natural dos cabelos, isto é, ficam secos e enfraquecidos com o passar dos anos. A fim de manter os fios sempre saudáveis, são indicados produtos que fortalecem e hidratam os fios. Produtos específicos para o rosto masculino, como shampoos, condicionadores, loções e óleos ganham cada vez mais espaço. Afinal, a mensagem atual de uma barba definida e bem cuidada é de maturidade, confiança e confiabilidade no relacionamento interpessoal. 




Veja Também