ÚLTIMAS DA REDAÇÃO

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

Psicocine - Sesc Rio Preto

 

CINEMA | PSICANÁLISE 
Cido Pisani
Fotos: Divulgação

Psicocine - Sesc Rio Preto
Projeto traz exibições gratuitas de filmes e debates com psicanalistas

O Sesc Rio Preto, em parceria com o GEP (Grupo de Estudo de Psicanálise de Rio Preto), promove o especial “Psicocine - Ciclo de Cinema e Psicanálise”. Durante o mês de maio, serão exibidos quatro filmes para debate, análise e reflexão com abordagem dos membros do GEP. A exibição ocorrerá todas as quartas-feiras do mês, às 20 h, no teatro do Sesc Rio Preto.

O primeiro filme, dia 8, será o argentino “Relatos Selvagens”, do diretor Damián Szifrón, que levou oito estatuetas no Prêmio Platino. A película retrata seis histórias independentes, focando o lado primitivo que habita no ser humano, sobretudo quando se vê diante de imprevistos, traições e tragédias. Após a exibição, haverá o bate-papo sobre “Relações e Pulsões Humanas”, com Marcelo Salles Bueno, do GEP.SEM LEGENDA

“Intolerância, Convicções, Ressentimentos e o Perdão” será o tema abordado no dia 15, tendo início com a exibição do filme “O Insulto”. Posteriormente, as analises serão comandadas por Marly Terra Verdi. O longa, dirigido por Ziad Doueiri traz a história de desentendimento entre um cristão libanês e um refugiado palestino, Toni (Adel Karam) e Yasser (Kamel El Basha).

SEM LEGENDA

A película brasileira “O Filme da Minha Vida”, com direção de Selton Mello, será exibida no dia 22, sendo seguida por bate-papo com a psicanalista Heleny Silvia Scrochio sobre o mal-estar freudiano relacionado ao poder.


No dia 29, o especial será encerrado com a exibição de O Confeiteiro, que narra a saga de Thomas (Tim Kalkhof), alemão e dono de confeitaria, que viaja para Jerusalém em busca da esposa e filho de Oren (Roy Miller), seu amante morto. Após a sessão, o debate sobre “amor, sexualidade e suas vicissitudes” será comandado pelos psicanalistas Ana Lucilia Rodrigues e Giovani Belintani. Assim, o Sesc Rio Preto e o GEO, por meio do Psicocine - Ciclo de Cinema e Psicanálise, pretendem discutir e analisar temas contemporâneos retratados nos filmes. As sessões especiais, com classificação etária de 14 anos, será gratuita, com retirada de ingressos até 30 minutos de antecedência, na bilheteria do Sesc Rio Preto.

SEM LEGENDASEM LEGENDA



Veja Também