VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

Viver Bem:

Artigo
Foto: Divulgação 

Viver Bem:

A importância do Psicólogo vai além do que imaginamos!
Quem nunca ouviu essa frase "Eu? Ir ao psicólogo? Por quê? Não estou louco!”

Uma simples frase como essa cria uma barreira entre a doença e o bem estar.

SEM LEGENDANo decorrer do nosso dia, enfrentamos inúmeros conflitos, desafios, pressões, que afetam diretamente ou indiretamente nossas vidas. Quem nunca passou por um processo de separação, luto, adoecimento ou desemprego? Ou por um momento, sentiu um imenso desgaste, desânimo, fadiga, perda ou ganho de peso, ansiedade, problemas de memória, dificuldade de relacionamento, timidez excessiva, estes são alguns dos problemas que com o auxílio do Psicólogo podem ser minimizados ou até mesmo podem deixar de existir.
Engana-se quem acredita que o papel do psicólogo seja apenas tratar os esquizofrênicos (loucos), ou os depressivos. Esses são casos de tratamento também, porém o psicólogo também atua na prevenção! Como assim? Quando uma pessoa que se julga normal procura um psicólogo, ela está cuidando para que sua mente continue funcionando perfeitamente, ou seja é uma prevenção. Entretanto, as pessoas geralmente entendem essa prevenção de maneira errônea! Ou você é “fresco”, ou “louco” por ir a um psicólogo.
Durante a minha experiência clínica, já presenciei, várias vezes, a seguinte frase: “Eu tinha preconceito. Hoje não vivo sem!”. Talvez encontramos a explicação para essa frase no poder de transformação que o trabalho terapêutico exerce sobre o indivíduo. 
A psicologia é uma ciência riquíssima, que atua com métodos e técnicas cientificamente comprovados, não é um bate papo informal, não é um desabafo entre melhores amigos. Nestes casos anteriores possivelmente você poderia escutar: "larga ele", "deixa de ser trouxa", "se fosse eu..", um psicólogo instruído jamais manifestaria uma postura tão invasiva assim. O bom psicólogo preza pela neutralidade. O nosso trabalho não é condenar posturas e condutas, mas sim caminhar junto, rumo ao auto conhecimento e transformação.
Uma das melhores experiências que podemos usufruir é perceber a nós mesmos, entendendo nossas limitações e também reconhecer a hora de buscar ajuda profissional; afinal, existir neste mundo e tomar decisões arcando com as consequências delas não é tão simples quanto parece. O auxílio de um psicólogo pode fazer com que este fardo fique mais leve. O trabalho do psicólogo é vasto e ilimitado!




Veja Também