ÚLTIMAS DA REDAÇÃO

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

tecnologia na ortodontia contemporânea

Sorriso High-tech

A influência da tecnologia na ortodontia contemporânea

Estudiosos do Fórum Econômico Mundial, que se reúnem anualmente para discutir as principais mudanças no planeta, afirmam que o mundo passa por uma transição de época e que estaríamos sobre a influência da quarta Revolução Industrial. Uma revolução tecnológica que já vem, apesar de estar no início, transformando a forma de como vivemos, relacionamo-nos e trabalhamos.

SEM LEGENDA

 Para o ortodontista, Dr. Renato Marzari, a especialidade em que atua também passa por extraordinária mudança. A começar pelos modelos digitais, obtidos por meio de escaneamento intraoral, em vez da moldagem convencional. “No planejamento dos casos, utilizamos um software específico para quantificar o movimento de cada dente; e na confecção de alguns tipos de aparelhos, é empregada a tecnologia 3D. As novas mudanças beneficiam, principalmente, o paciente. Há os que não se importam em usar o aparelho convencional. Mas existe uma tendência crescente em se optar por aparelhos quase invisíveis, que aliam máxima discrição com eficiência de resultados, como brackets cerâmicos, aparelho lingual e os alinhadores ortodônticos. Somente após uma avaliação do paciente, é possível indicar qual a técnica mais adequada para a correção de seus dentes”, revela.
Ainda de acordo com o ortodontista, os brackets cerâmicos, atualmente, são produzidos com micropartículas moldadas por injeção. Os acessórios apresentam estética brilhante e proporcionam maior conforto ao paciente, além de possuir alta resistência a manchas sem retenção de corantes. Os fios usados para esse aparelho recebem uma camada do metal nobre ródio, garantindo, assim, um toque esbranquiçado semelhante à cor do dente.

SEM LEGENDA

O aparelho lingual foi desenvolvido para atender às necessidades estéticas de artistas de Hollywood. Nessa técnica, os acessórios são colados na face interna dos dentes, voltada para a língua. No aparelho lingual de planejamento digital, cada peça tem 42% de ouro em sua liga. Elas são customizadas e personalizadas com base no contorno dos dentes, por meio de softwares de design 3D.
SEM LEGENDA

Os alinhadores ortodônticos estão na vanguarda das inovações tecnológicas que chegam à ortodontia. Trata-se de um sistema alternativo que dispensa o uso de brackets e fios, ao substituí-los por aparelhos transparentes, discretos e confortáveis. O tratamento se baseia no planejamento digital progressivo de movimentos dentários, controlados por meio de um programa. As imagens virtuais são encaminhadas para uma impressora 3D e, por meio de processo de estereolitografia, cada passo do virtual é transformado em um modelo real de resina. Sobre esse modelo são confeccionados os alinhadores, que devem ser usados em sequência pelo paciente e removidos para alimentação e higienização. Outro ponto positivo é a redução de até 50% no tempo de tratamento, sendo, em média, quase 6 meses mais rápido que o realizado com aparelho fixo.
O aparelho lingual e os alinhadores ortodônticos são excelentes opções de tratamento e atendem às necessidades de pacientes como empresários, esportistas, atores e modelos. Profissionais que necessitam de aparelhos discretos ou que não os exponha a lesões durante treinos e competições.
Os bons resultados das pesquisas na área da ortodontia, na excelência da qualificação de profissionais e no desenvolvimento tecnológico permitem oferecer ao paciente, soluções individualizadas com o máximo de previsibilidade dos resultados.

Dr. Renato Marzari - CROSP-49904 – Ortodontista
- Graduado pela USP de Ribeirão Preto 
- Mestre em Ortodontia, pela USP - Bauru 
- Certificação Incognito-3M Innovation Center, no ChileAv. Lino José de Seixas, 1555 - 1º andar
São José do Rio Preto/SP
17.3012.3219
www.ortodontiadigital.com.br




Veja Também