ÚLTIMAS DA REDAÇÃO

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

RIO PRETO POR EDSON BAFFI

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
POR EDSON BAFFI 

SEM LEGENDA

Exposição reproduz memória da cidade por meio de 20 cenas históricas

Poucos tiveram o privilégio de fotografar São José do Rio Preto como o saudoso fotógrafo Edson Baffi, um apaixonado pelos cantos da cidade. Parte do rico acervo de imagens registradas por ele, de 1970 a 2010, poderá ser vista pelos visitantes do Riopreto Shopping, de 18 a 25 de março, na Praça 4 de Eventos.

SEM LEGENDA
Como uma forma de homenagear os 165 anos da cidade, o Departamento de Marketing do centro de compras convidou os filhos deste grande ícone da fotografia, Edinho e Guilherme Baffi, para produzirem esta exposição. São 20 imagens que contam a história de São José do Rio Preto por meio de fatos marcantes como a inauguração do teleférico na cidade, demolição da antiga catedral, a primeira missa realizada na nova Catedral, uma imagem da Swift – um dos cartões postais da cidade, vista noturna de uma cidade na década de 80. “É sempre emocionante pesquisar o acervo de fotos do meu pai e ficamos honrados com o convite pelo shopping. É uma forma de matarmos a saudade dele”, conta Guillherme.

SEM LEGENDA SEM LEGENDA
Para Edinho, é sempre uma alegria para a família ver que as fotos registradas por Edson Baffi dão oportunidade para as novas gerações verem as transformações que a cidade passou nas últimas quatro décadas. “Rio Preto indiscutivelmente foi a grande paixão do nosso pai, ele fotografou a cidade durante quarenta anos ininterruptamente, noite e dia”, lembra.

SEM LEGENDA SEM LEGENDA
A exposição estará na Praça 4 de Eventos deste sábado, dia 18, até o dia 25 de março. A visitação é gratuita. Edson Baffi foi titular da cadeira 15 da Academia Rio-Pretense de Letras e Cultura (ARLC) e construiu uma carreira repleta de prêmios e reconhecimento público. Como repórter-fotográfico atuou nos principais veículos de comunicação da cidade, como o Diário da Região, Dia e Noite, Folha de Rio Preto e A Notícia. Também conta com diversos trabalhos publicados nos principais veículos de comunicação do país, como os jornais O Globo, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e revistas Veja e Cruzeiro.




Veja Também