ÚLTIMAS DA REDAÇÃO

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

“LONDRES E PARIS” BY ELOISA MATTOS

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “LONDRES E PARIS” 

SEM LEGENDA

O Riopreto Shopping Center recebe, a partir do dia 25 de outubro, na praça I de eventos, a exposição fotográfica "Londres e Paris", pelas lentes da fotógrafa Eloisa Mattos. Eloisa é jornalista e fotógrafa há 13 anos, e já realizou 22 exposições fotográficas, todas no Riopreto Shopping Center. As imagens foram registradas em abril de 2016, em viagem pela Europa, mais precisamente nas capitais Londres e Paris pela agência "AZEM TURISMO". A profissional, registrou imagens marcantes da famosa cidade Luz e da badalada Londres. A mostra segue até o dia 07 de novembro.
São 50 imagens em tamanho 60x50 cm, coloridas, que fazem os expectadores viajarem pelos destinos turísticos mais famosos do mundo. De acordo com a fotógrafa seguem alguns motivos para fazer sua visita à exposição enquanto não viaja:

SEM LEGENDA

LONDRES

Rio Tâmisa
Ele cruza a cidade de oeste a leste é a própria razão de existência de Londres. Foi devido às condições de navegabilidade e à possibilidade de construção de uma ponte entre as duas margens que os romanos, há quase dois mil anos, instalaram um entreposto comercial no local que hoje conhecemos como City of London.

Os parques 

SEM LEGENDA

Não há quem visite Londres e não fique impressionado com os parques e praças, que estão por todos os lados. Os cinco parques reais da área central da cidade, todos eles maravilhosos, ficam estonteantes especialmente na primavera e no outono e, durante o verão, servem de praia, playground e local preferido dos londrinos para almoçar nos dias de trabalho e para um piquenique no final de semana.

Pubs
Um “pub” é muito mais que um simples bar: é uma instituição centenária que é parte integrante da cultura britânica. Em Londres, há pubs construídos há mais de 400 anos, deliciosos locais às margens do Tâmisa (ele de novo!). Os pubs são frequentados por figuras históricas e por celebridades (não necessariamente ao mesmo tempo), há pubs servindo pratos deliciosos. E há, obviamente, os que primam pela boa cerveja.

Museus espetaculares e gratuitos 
Outras capitais europeias abrigam museus maravilhosos, mas em nenhuma delas eles são tão variados e, além de tudo, gratuitos. Você pode conhecer o acervo permanente, entre outros, do Museu Britânico, do Museu de Londres, da Galeria Nacional, do Museu de História Natural, do Museu Victoria & Albert, do Museu da Ciência, das galerias Tate e Tate Modern, em qualquer dia da semana e sem pagar nenhuma libra.

A família Real 

SEM LEGENDA


Os republicanos que me perdoem, mas a família real gera, a cada ano, cerca de 500 milhões de libras para o turismo da Grã-Bretanha. E não é para menos, pois quem não quer dar uma espiada nas joias da coroa exposta na Torre de Londres, conhecer o Castelo de Windsor e, no verão, o interior do palácio de Buckingham?

SEM LEGENDA

Metrô 
Os londrinos acham que têm razão de sobra para reclamar deste meio de transporte, mas os turistas adoram. Afinal, o metrô de Londres conta com uma rede ampla, um sistema eficiente e interconectado que nos leva do aeroporto ao hotel e do hotel para qualquer atração da cidade.

PARIS

SEM LEGENDA

Paris deve ser visitada pelo menos uma vez, por causa da enorme variedade de experiências que você terá. Como Londres ou Nova York, Paris é uma cidade de contrastes, desde o clima de romance, aos restaurantes estrelados. Da sua história e cultura que atravessam séculos. Do lado boêmio da cidade até suas lojas de alta-costura. Paris é super fácil de se locomover, e é uma das cidades mais acessíveis da Europa, apesar de cara para alguns aspectos. Quem gostar de história, Paris é um prato cheio. Você com certeza andando pela Cidade Luz vai se lembrar de fatos que estudou na escola.

Arte
Paris é, sem dúvida, a capital europeia da arte. É definido pelo tamanho e pela importância do Louvre (item à parte), bem como pelo Museu d’Orsay, Centre George Pompidou, Museu Picasso, Museu Rodin e os muitos outros museus e galerias de arte espalhados pela cidade. Lá você vai encontrar muito mais que arte, vai conhecer um estilo de vida, uma paixão.

Comida 
Queijos? Baguetes? Crepes? Crème brulee? Escargot? Macarons? Vai ser difícil você encontrar uma cidade mais gourmet no mundo do que Paris. De restaurantes de luxo, como Le Meurice e Jules Verne, que servem cozinha de classe mundial, para as comidas de rua, que vão de um simples crepe ao falaffel aos muitos doces como os macarons, que fazem um sucesso estrondoso. Se você quer uma experiência tipicamente francesa, não perca os mercados ao ar livre, o de Saint Michel é sucesso garantido. É possível comer bem em Paris, mesmo quando viajando em um orçamento mais apertado.

Compras 
Paris é conhecida mundialmente pela sua alta-costura, com grifes como Chanel, Yves Saint Laurent, Luis Vuitton, entre outras, super bem representadas. Assim como pelos seus famosos mercados de pulgas espalhados pela cidade e lojas vintage. Nos últimos anos tem crescido também o número de Shopping Centers espalhados pela cidade, não esquecendo as ótimas lojas de departamentos. O que não vai faltar, é opção de lugares para você gastar os seus euros, conforme o seu bolso.

Louvre
Não tinha como deixar o Louvre de fora da lista. Sendo um dos mais famosos museus de arte do mundo. Ir no Louvre é uma obrigação. Mesmo que você pouco entenda de arte. É bom você reservar pelo menos meio dia para você passear e admirar as tantas obras e estilos que lá se encontram. Se você não é um fã de arte, e quer tirar o máximo proveito da experiência, alugue um dos guias de áudio.

Luzes
Como diz o ditado: “Você ainda não viu Paris, até a hora que você a veja à noite”. Realmente, Paris faz jus a fama de Cidade Luz. À noite, independente do clima, Paris muda completamente. Ver a cidade e os monumentos iluminados é lindo demais. Lógico que a grande estrela da noite é a Torre Eiffel, já que ela pode ser vista de várias partes da cidade. Não esquecendo que a cada passagem de hora, ela pisca por 5 minutos, o que a torna mais especial.

Montmartre
Não tinha como eu deixar de fora Montmartre. Essa área famosa é o pano de fundo de filmes, como Moulin Rouge e Amelie. Mas além disso, é uma região rica em cultura, na qual os amantes de arte vão adorar visitar o antigo estúdio de Picasso ou a casa de Van Gough e tem ainda a Place du Tertre que é o lugar perfeito para ir ver alguns artistas modernos trabalhando. A Sacre Coeur, é claro, vale uma visita, especialmente quando iluminada à noite. Fãs de Amelie Poulin podem saborear um cappuccino no Les Deux Moulins, o café “real” onde Amelie trabalhava. Para os boêmios, o que não falta são bares e restaurantes para curtir a noite, e quem sabe comprar ingressos para o show do Moulin Rouge e beber champanhe enquanto  assiste as apresentações do Can Can.

Pontos Turísticos

SEM LEGENDA


A Torre Eiffel, Catedral Notre-Dame, Chateau Versailles, Moulin Rouge, Sacré-Coeur, o Arco do Triunfo, a Champs Elysee… Existem inúmeros monumentos famosos espalhados pela cidade esperando por você, para visitá-los. Esteja preparado para enfrentar filas gigantesca, principalmente se você visitar Paris no verão, terá que ser paciente. Mas você estará em Paris e a espera com toda a certeza valerá à pena. Não esquecendo que vários pontos turísticos são gratuitos.

Jardim de Monet 

SEM LEGENDA


Em Giverny, a 75 km de Paris, encontra-se a casa e os jardins de Monet, local onde o pintor morou por 43 anos, entre 1883 e 1926. Além da visita à casa e à sua coleção de estampas japonesas, é possível visitar os jardins, que foram pintados repetitivamente por Monet. Visitar os jardins é como contemplar, ao vivo, os quadros do mestre do impressionismo.

Enfim...espero que gostem das imagens que registrei, foi com muito prazer!

Exposição Fotográfica “Londres e Paris”
Data: de 25/10 a 07/11/2016
Local: praça I de eventos no Rio Preto Shopping Center.




Veja Também