ÚLTIMAS DA REDAÇÃO

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

RIOPRETO SHOPPING LANÇA PROJETO SOCIAL INÉDITO E PERMANENTE

Nos seus 27 anos de história, abrir espaço para projetos sociais, sempre fez parte da filosofia de trabalho do Riopreto Shopping. Agora, esta filosofia ganha força com o projeto permanenteRiopreto Shopping Solidário. O objetivo é reunir e divulgar instituições de São José do Rio Preto e região que fazem a diferença na comunidade onde atuam, desenvolvendo projetos sociais essenciais nas vidas das pessoas assistidas.

Para este ano, foram convidadas 20 instituições de diversas áreas de atuação. Todas elas mostrarão suas histórias por meio da exposição "Riopreto Shopping Solidário" – que ficará exposta de 21 de junho a 3 de julho na Praça 4 de Eventos. Produzida pela produtora BoniPeixe Eventos, a exposição traz fotos de personagens que são auxiliados pelas instituições em momentos de aprendizado e diversão como é o caso da linda Vitória, aluna da APAE, que ama dançar Samba de Roda ou o pequeno Francisco Pietro, do Instituto dos Cegos, aficionado por xadrez. As fotos foram feitas pelo fotógrafo Ricardo Boni que visitou todas as instituições para conhecer o dia-a-dia de cada uma delas. 

O lançamento da exposição será no dia 21 de junho, quarta-feira, às 19h, na Praça 4 de Eventos, com um coquetel para a imprensa, autoridades e instituições envolvidas. O RiopretoShopping convidou a empresária Cláudia Bassit para ser embaixadora do projeto Riopreto Shopping Solidário 2016.

Além da exposição, cada instituição terá à disposição um estande durante um final de semana para divulgar o trabalho realizado, pedir e receber doações ou vender produtos artesanais feitos pelos voluntários. A programação completa dos estandes será divulgada no site do Riopreto Shopping (www.riopretoshopping.com.br). Em dezembro, durante a Campanha de Natal do centro de compras será realizada a Feira Solidária com a exposição de estandes de todas as instituições.

As instituições escolhidas para este ano foram: Alarme Associação Lar de Menores; AMICC – Associação dos Amigos das Crianças com Câncer ou Cardiopatia; APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; Lar dos Idosos de Engenheiro Schimidt; Associação Espírita Rancho de Luz Paulino Garcia; Associação Lar de São Francisco de Assis; Associação Madre Tereza de Calcutá Associação Renascer; Capac; Centro Social Estoril (Creche Irmã Julieta); Escola Maria Peregrina; Escola Viva Beatriz da Conceição; GADA – Grupo de Amparo ao Doente de Aids; Hospital Bezerra de Menezes; Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores; ISCEI Instituto Sócio Cultural e Esportivo do IELAR; Lar de Betânia; Lar Esperança; Proepad - Projeto Educacional Profissionalizante do Adolescente; São Judas Tadeu. Para o próximo ano, outras instituições serão escolhidas.


Conheça essas instituições e faça sua doação!


Bezerra de Menezes

Sueli do Carmo Santos durante aula de artesanato

Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes tem a missão de cuidar de pacientes de portadores de distúrbios mentais ou dependências químicas. Seus profissionais acreditam na harmonização do ser humano como indivíduo único e investem no trabalho como impulsionador da evolução humana. Por meio de diversas ações, procura melhorar a integração dos pacientes com a família e a sociedade. No final de 2013, o hospital passou a comportar a emergência psiquiátrica da cidade de São José do Rio Preto.

Para colaborar com a instituição, entre em contato pelo telefone (17) 4009-7799 ou acesse o site www.bezerra.org.br.







Alarme

Alunos comemoram o lançamento do projeto de Futsal na Alarme

Associação Lar de Menores (Alarme) atende atualmente cerca de 600 crianças e adolescentes, oferecendo ensino regular, oficinas esportivas, culturais e recreativas e curso profissionalizante. Além disso, a entidade oferece refeição, material escolar, uniforme, transporte, plano odontológico e atendimento psicossocial e tudo é resultado de parcerias e convênios e da realização de eventos beneficentes. Uma das missões da instituição é suprir condições materiais e não materiais consideradas mínimas e indispensáveis à dignidade humana.

Para saber como ajudar, entre em contato. Telefone: (17) 3226-4100. Website: www.alarme.org.br







 Lar de Betânia

A jornalista Josiane Teixeira beija o rosto do Sr. Olavo e ganha um lindo sorriso

Associação Evangélica Lar de Betânia (ASELB), que é mantida pela Igreja Presbiteriana de Rio Preto, presta serviços de abrigamento, cuidados e proteção 24 horas para idosos em situação de vulnerabilidade social, de abandono, sem família ou impossibilitados de conviver com familiares, desenvolvendo esforços constantes para reconstrução dos vínculos. O interesse e a motivação dos idosos em relação às atividades são avaliados constantemente por uma equipe multidisciplinar, bem como seus aspectos físicos e emocionais, com o objetivo de garantir qualidade de vida e integração.

Quer saber mais? Entre em contato: (17) 3214-1410 / www.ibpriopreto.org.br







Lar Esperança

Encontro de gerações. André Xavier ensina o Sr. Guilherme Guedes a tocar violino

Instituto Lar Esperança oferece amparo a idosos carentes com o objetivo de transformar a perspectiva de vida dessas pessoas por meio de auxílio material, moral e espiritual. Além disso, oferece oficinas gratuitas de artes para crianças, adolescentes e adultos. Por meio de parcerias, doações e eventos, a entidade busca garantir dignidade aos idosos e oferecer a arte como instrumento de transformação social. O instituto aceita trabalho voluntário e doações.

Para saber mais, ligue para (17)3219-9720 ou acesse o site www.laresperanca.org.br








Gada

: As Priscillas são personagens que dão vida à ação do GADA para promover a visibilidade positiva do público LGBT

Grupo de Amparo aos Doentes de Aids (Gada) é uma organização não governamental que tem como plataforma de atuação a promoção da saúde integral e os Direitos Humanos. A instituição oferece gratuitamente apoio social, jurídico e psicológico para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e seus parceiros e familiares por meio de uma equipe multidisciplinar. São realizados atualmente cerca de 20 mil atendimentos por ano a qualquer pessoa que tenha sofrido algum tipo de violência ou discriminação motivada pelo preconceito sobre a sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Para ajudar, entre em contato por telefone (17) 3234-6296 ou acesse o site 
www.gada.org.br







Instituto Cegos Trabalhadores

 Francisco Pietro de Sousa jogando Xadrez

Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores atende pessoas com deficiência visual residentes em São José do Rio Preto e regiões, oferecendo apoio social, psicológico, terapêutico e pedagógico aos deficientes e às suas famílias com o objetivo de promover independência e inclusão social. Cursos e oficinas são oferecidos gratuitamente, como artesanato, informática adaptada, alfabetização em Braille, oficinas esportivas, orientação e mobilidade, oficina de panificação, oficina de música e oficina de atividades da vida diária. A entidade é ainda uma referência na área da Reabilitação Visual e Prótese Ocular.

Para saber mais sobre a instituição, ligue para (17) 3355-5000, envie um e-mail para contato@institutodoscegos.org.br ou acesse www.institutodoscegos.org.br.






Renascer

Rodrigo e Pedro se orgulham das delícias da padaria do Renascer.

Associação Renascer é uma instituição beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, que atende atualmente 350 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual eou deficiência intelectual e física originada de lesão cerebral ou não, síndrome de down e outros casos. A entidade oferece Reabilitação Clinica, Centro Educacional (Ensino Fundamental e Educação Especial), Centro Dia e Centro de Capacitação para o Mercado de Trabalho, por meio de uma equipe multidisciplinar que conta também com a ajuda de voluntários. A missão é promover os direitos humanos, enfatizando os direitos das pessoas com deficiência, reabilitando e incluindo na sociedade. 
Quer colaborar? Ligue para (17) 3213-9595 ou acesse o site 
www.associacaorenascer.org.br







Escola de Educação Infantil Creche Irmã Julieta

A música encanta o pequeno Alexandre no Centro Social Estoril

Escola de Educação Infantil Creche Irmã Julieta é mantida pelo Centro Social do Estoril e atende atualmente cerca de 250 crianças com idades entre três meses e quatro anos em tempo integral. As crianças recebem atendimento médico e odontológico, além de alimentação com cardápio desenvolvido por nutricionista. Agrupadas por faixa etária, as crianças participam de atividades educacionais, cotidianas, brincadeiras e têm uma rotina de cuidados essenciais. O Centro Social Estoril realiza eventos filantrópicos como festa junina, feijoada e festival cultural.

Para conhecer a instituição, ligue para (17) 3201-1550 ou acesse www.centrosocialestoril.com.br.







Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar (ISCEI)

A garota Roberta descansa a mente e movimenta o corpo durante as aulas de Yoga do Iscei ministradas pela voluntária Bianca Carrazzone

Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar (ISCEI) atende, atualmente, 310 crianças, adolescentes, seus familiares e comunidade com a missão de promover qualidade de vida e integração familiar. A instituição tem na prática cultural, pedagógica e esportiva uma forma de criar alternativas às drogas e à delinquência juvenil, dois fatores muito presentes nos bairros atendidos. A equipe é formada por psicóloga, assistente social, dentista pedagogas, professores de música, informática, dança, canto, futebol, além de monitores aprendiz que dão assistência às aulas e infraestrutura básica para as apresentações e atividades dos integrantes.

Para ajudar, acesse www.cenfiriopreto.com.br/ielar/iscei ou ligue para (17) 3219-4444







Associação dos Amigos das Crianças com Câncer ou Cardiopatia (AMICC)

E é no parquinho da Amicc que as crianças como a Sophia se divertem

Associação dos Amigos das Crianças com Câncer ou Cardiopatia (AMICC) oferece apoio e suporte ao infanto-juvenil portador de câncer e cardiopata, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da instituição é dar dignidade durante o tratamento da doença, por meio de atividades como aulas de música, informática, leitura e passeios. A casa abrigo AMICC hospeda até 20 crianças ou adolescentes de outras cidades ou estados, acompanhadas de um responsável e oferece, ainda, alimentação, transporte ao hospital, apoio psicológico e atendimento odontológico. A família do paciente é incluída em projetos assistenciais que a instituição oferece e recebe orientação sobre os direitos legais da pessoa com câncer e cardiopata.

Para ajudar, entre em contato por telefone (17) 2137 0777 ou acesse o site www.amicc.com.br.






Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José do Rio Preto (APAE)

A linda Vitoria ama as aulas de Samba de Roda da APAE

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José do Rio Preto (APAE) é uma entidade civil, beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, de caráter assistencial, educacional, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo, cultural e outros. Atualmente, a APAE atende 450 pessoas om Déficit Intelectual do nascimento à idade adulta por meio de seus programas de diagnóstico, estimulação precoce, educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, além de atividades de esporte, lazer e cultura. São quatro unidades, que têm como missão prevenir a deficiência, facilitar o bem estar e a inclusão social, educacional e profissional.

Para saber como colaborar, entre em contato. (17) 2136-1200 / www.apaeriopreto.org.br







Rancho de Luz

: João Vitor mostra seu talento durante aula de pintura no projeto Rancho de Luz

Associação Espírita Rancho de Luz “Paulino Garcia” é uma sociedade beneficente sem fins lucrativos, localizada no Solo Sagrado, bairro popular com característica populacional de baixa renda. A instituição desenvolve o trabalho de amparo ao menor e a famílias carentes. São mais de 20 anos de trabalho contínuo, com o apoio de voluntários que atuam na administração, realizam serviços gerais, atendem os acolhidos, preparam comida e dão cursos. Além do voluntariado, a instituição recebe doações em dinheiro, roupas e alimentos.

Para entrar em contato, ligue para (17) 3236-1013.








Casa de Apoio ao Paciente Adulto com Câncer (Capac)

: Terezinha e o seu marido Walter vieram lá de Diamantino (MT) para se hospedarem na CAPAC.

Casa de Apoio ao Paciente Adulto com Câncer (Capac) acolhe pacientes com câncer e acompanhantes, oferecendo acomodação, alimentação e transporte até os hospitais. Os pacientes acolhidos são de outras cidades. Antes, eles enfrentavam viagens cansativas para fazer o tratamento em Rio Preto. Os voluntários são parte fundamental do trabalho realizado pela Capac. A casa, que tem capacidade para receber 50 pacientes, sobrevive de doações e eventos beneficentes e realiza atividades e oficinas variadas para os pacientes acolhidos, todas gratuitas.

Para ser voluntário ou ajudar a Capac, entre em contato pelo telefone (17) 3216-1593.







Projeto Educacional Profissionalizante do Adolescente (Proepad)

Paula é uma das adolescentes atendidas pelo projeto

Projeto Educacional Profissionalizante do Adolescente (Proepad) é uma organização não governamental que desenvolve um trabalho de ação social no âmbito da prevenção às drogas. A entidade atende atualmente mais de 150 crianças e adolescentes tirando-os da rua e minimizando riscos, além de capacitá-los-os para o mercado de trabalho, livrando-os da exploração do trabalho infantil, por meio de oficinas e cursos profissionalizantes como informática, datilografia, reforço escolar, dança, hotelaria e turismo, escrita fiscal, departamento pessoal, cabeleireira e manicure, artesanato, capoeira e outros.

Para saber mais, entre em contato por e-mail  (
proepad@ig.com.br) ou telefone: (17) 3219-1467







Lar São Francisco de Assis

: Frei Francisco, que viaja o mundo ajudando o próximo, durante sua viagem ao Haiti

Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus é umacomunidade terapêutica para tratamento intensivo de dependentes químicos adultos do sexo masculino. Tem capacidade para 75 pacientes. O tratamento se dá em regima de internação, em uma das nove casas de recuperação da entidade. Uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistente social, educador físico e monitores, além dos religiosos, realiza o tratamento e apoio emocional e espiritual.

Para saber mais sobre a instituição, acesse o site www.franciscanosnaprovidencia.org.br ou ligue para (17) 3283-9070.







Escola Maria Peregrina

: Mariana Giroto Garcia Lopes estudando no pátio da escola entre amigos e professores

Escola Maria Peregrina atende atualmente 108 alunos, com idades entre 6 e 15 anos, em período integral. O método pedagógico é baseado na individualidade e na pedagogia de projeto. Por isso, a instituição oferece várias salas de bibliotecas temáticas, sala de multimídia com vários filmes educativos, sala de informática, além de computadores disponíveis em cada biblioteca. Porém, para atender a pedagogia de projeto com mais eficácia, a escola oferece transportes de pesquisas, que movem os alunos para pesquisa de campo. Com acompanhamento familiar e a partir do comportamento diário, a escola desenvolve um método de ensino próprio para cada aluno. Portanto, não há só a proposta pedagógica geral, mas uma proposta individualizada. 

Para saber mais sobre a instituição, acesse www.escolamariaperegrina.com.br ou ligue para (17) 3236-5566.






Lar dos Idosos de Engenheiro Schmidt

Sr. Nilton é um dos moradores do Lar

O Lar dos Idosos de Engenheiro Schmidt atende mais de 80 idosos por meio de uma equipe multidisciplinar - formada por nutricionista assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e enfermeiras - que busca melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Na instituição, os idosos recebem todos os cuidados necessários e participam de diversas atividades culturais, de conscientização e de lazer, como artesanato, sessões de cinema, leitura, bingo, passeios e eventos, sempre levando-se em conta a limitação de cada um. A entidade estimula ainda o convívio familiar por meio de reuniões, estímulo à visita e fesas com a participação dos familiares.

Para saber como ajudar, envie um e-mail para asiloschmidt@ig.com.br ou ligue para (17) 3808-1527.






Serviço Social São Judas Tadeu

Breno durante aula de serralheria do projeto

Serviço Social São Judas Tadeu atende, diariamente, 400 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. São 16 atividades socioeducativas e três profissionalizantes e, atualmente, a instituição comemora os mais de 16 mil adolescentes assistidos e encaminhados à sociedade. As atividades são realizadas no turno contrário ao escolar, mas todos os atendidos almoçam na entidade, que sobrevive de parcerias, doações e eventos, como a Festa das Nações, que recebeu, este ano, cerca de 19 mil pessoas nos três dias de evento.

Quer colaborar? Entre em contato: (17) 3215-9201 / www.servicosocialsaojudas.org.br








Projeto Viva

Priscila Maria Garcia durante aula de dança.

Projeto Viva Beatriz da Conceição atende atualmente 250 crianças entre 6 e 12 anos de idade e oferece oficinas de artes, como dança e circo, atividades esportivas, auxílio à tarefa escolar, além de alimentação e acompanhamento com psicóloga e assistente social. As famílias dos atendidos também são recebidas para eventos e reuniões e, quando necessário, recebem acompanhamento profissional. O projeto conta ainda com a ajuda de voluntários, que se dedicam especialmente à cozinha, produzindo pães e pizzas, por exemplo, que são vendidos para arrecadar fundos para a instituição.

Para saber mais sobre a entidade e como ajudar, entre em contato por e-mail projetovivadomlafayete@hotmail.com ou por Telefone (17) 3236-4299.







Madre Teresa de Calcutá

Amiltom teve sua vida transformada depois de frequentar a instituição e hoje é monitor do projeto.

A Associação Madre Teresa de Calcutá atende moradores de rua maiores de 18 anos e tem por finalidade o atendimento social e atividades para o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares. Todas as tardes, são realizadas oficinas de artesanato, ginástica laboral, aula sobre a história dos santos e figuras importantes da humanidade, além de terapia comunitária.  Para os participantes, são oferecidos alimentação, banho e troca de roupa. Cerca de 80 pessoas são atendidas por refeição.

Para saber mais sobre a instituição ou sobre como ajudar, entre em contato pelo telefone (17) 3235-4645.




FONTE: Fotos: Ricardo Boni

Veja Também