VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Arquitetura /

Cozinhas Coloridas

ARQUITETURA E DESIGN

COZINHAS COLORIDAS

O toque de cor na cozinha ganha cada vez mais espaço em projetos de arquitetura e decoração. As arquitetas e designers Tayana Farath e Tattiane Narvaes explicam que, por muito tempo a tendência para cozinhas era voltada para tons neutros e claros. No entanto, elas acreditam que isso deve ao fato de que a cozinha era mais voltada para o setor de serviços de uma casa. “Hoje vemos a cozinha ganhar destaque no setor social”, afirmam as profissionais. “Como no caso deste projeto, a cozinha foi nosso partido principal e desempenha um papel de destaque no dia-a-dia da família”, definem. “Com esta parte da casa ganhando mais notoriedade nos projetos, acaba surgindo essa necessidade de sair da atmosfera comum dos tons neutros e dar um toque de cor a esse ambiente. No entanto, é claro que isso depende muito da personalidade dos moradores”, argumentam. “Quando identificamos o desejo do cliente em ter uma cozinha com cor mais vibrante, primeiro definimos juntos qual será essa cor e, a partir daí, pensamos em tons e combinações para evitar o excesso de informação no ambiente. Normalmente aplicamos a cor à marcenaria, que pode variar tanto sendo usada em todos os armários, como apenas em partes como nichos ou portas, o que deixa o ambiente mais discreto. Também podemos aplicar essa cor em pendentes, cadeiras, revestimentos de parede, entre outros itens. Gostamos de compor cores coloridas de armários como azul e verde que são nossos preferidos, com tons mais neutros de bancadas, e pisos marmorizados ou amadeirados, que deixam o espaço muito sofisticado.

SEM LEGENDA

IDEIAIS ILUMINADAS E TOQUE RETRÔ EM ALTA!

“Os modelos com um toque mais retrô também estão em alta, com puxadores mais elaborados, trazendo tons dourados ou cobre. Tudo isso confere mais personalidade para o espaço”, explicam as arquitetas, que também usam muito iluminação em LED para iluminar nichos e a parte de baixo dos armários, que além de dar um charme a mais, é super funcional para o uso da bancada e traz um toque de modernidade ao projeto.

SIM. É POSSÍVEL UMA COZINHA LINDA SEM GASTAR MUITO

Nada como reunir a família em um ambiente agradável e, principalmente, funcional. “Com as mudanças no nosso estilo de vida, aquele formato de casa tradicional, com cozinha, sala de jantar e varanda separadas está, cada vez mais, em desuso, e o espaço gourmet vem ganhando mais destaque por ser prático e promover uma maior interação entre a família, os convidados. É super possível ter uma área gourmet bem bacana sem grandes investimentos. Caso não dê para trocar revestimentos de parede, uma dica legal é optar pelos adesivos vinílicos, que já mudam a cara do ambiente, também podemos adesivar aquela geladeira mais antiga, distribuir quadros pelas paredes. O importante é deixar o ambiente aconchegante para receber a família e os amigos”, finalizam. 

SEM LEGENDA
As arquitetas Tayana Farath e Tattiane Narvaes




Veja Também