VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Arquitetura /

Arq Design

MOSTRA
Fotos: Leandro Augusto

Arq Design

Arquitetos, designers e paisagistas assinam 20 ambientes em evento inédito no RiopretoShopping

SEM LEGENDA

A Mostra Arq Design, que acontecerá no RiopretoShopping a partir de 2 de Abril, já demonstra que será totalmente inovadora, a começar pelo clima dinâmico que teve seu primeiro evento ligado ao assunto: o coquetel de apresentação dos nomes de profissionais que assinarão espaços, além de empresas e demais profissionais patrocinadores. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 7 de março, no centro de compras. São arquitetos, designers de interiores e paisagistas de São José do Rio Preto e outras quatro cidades da região. Aguardada com muita expectativa, a nova mostra de arquitetura de Rio Preto terá 20 ambientes decorados e diferenciais como uma casa conteiner, jardins temáticos e extensa rodada de palestras. Uma grande estrutura com mais de 1.200 metros quadrados será montada no estacionamento. Também estão previstos 5 ambientes na área interna do shopping.
O desafio para os profissionais é desenvolver projetos pensando em uma casa moderna, inteligente, multifuncional e sustentável. A mostra pretende estimular o debate sobre um novo estilo de morar, que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo: as construções com utilização de containers. “Sem dúvida, o público vai se surpreender com o que é possível fazer com um container. A criatividade dos arquitetos é capaz de transformar essas estruturas em ambientes fantásticos, como uma casa aconchegante e confortável”, aposta o jornalista João Spode, que coordena a organização do evento. Conheça um pouco do perfil dos participantes: 

SEM LEGENDA
 
Mariana Rocco
Arquiteta residente em São José do Rio Preto, formada na Faculdade Dom Pedro, atua desde 2009 em projetos residências, comerciais e assessorias. Entre suas obras de destaque: Madalê Sorveteria, Armazém Fit Store, Grãos & Cia, entre outras. 

Luiz Veneziano
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIRP, S.J.Rio Preto. Cinco anos de carreira. Premiações: Concurso para anexo/ampliação do MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) - terceiro lugar; Concurso para a Escola de Teatro, Música e Dança - anexo Teatro Municipal do Rio de Janeiro - Primeiro lugar (esses dois concursos em equipe); projetos diversos: Empório Santa Therezinha - Shopping Iguatemi Rio Preto (2014) (em equipe); Armazém Santo Expedito - Plaza Shopping Rio Preto (2015) e Bauru Boulevard Shopping (2017); residencia CASAUM, Cond. Quinta do Golfe, Rio Preto (2014), entre projetos residenciais diversos.  

Augusto Azevedo, Carolina Shimizu, Letícia Martins e Marcelo Cury
ID 4 Arquitetura e Soluções SustentáveisO dinamismo, o gosto pela arte e o alto profissionalismo na área de arquitetura e urbanismo uniram, há três anos, os profissionais Augusto Azevedo, Carolina Shimizu e Letícia Martins e Marcelo Cury, membros da ID4 Arquitetura e Soluções Sustentáveis. Como o próprio nome da empresa diz, o que move o grupo são as boas ideias, a sustentabilidade, a inovação, a ética e como o pensamento coletivo pode fazer a diferença. Enquanto a arquiteta Letícia e o arquiteto Marcelo estão à frente dos projetos de arquitetura, interiores e paisagismo no processo de criação e desenvolvimento, Carolina e Augusto alinham suas experiências nas questões de planejamento urbano, meio ambiente e certificações.

Rose de Souza e Vinícius Meireles Tozo
Rose de Souza é formada em Arquitetura pela Unifev Votuporanga, em 2012. Atua com escritório em São José do Rio Preto e tem projetos em várias cidades da região. O foco do seu trabalho é a arquitetura sustentável. Vinícius Tozo é arquiteto e urbanista também formado pela Unifev Votuporanga há 6 anos. Trabalha com projetos residenciais e comerciais.

Paulo Gomes é arquiteto formado pela Unip há dois anos. O profissional tem projetos residenciais e comerciais, como escritório de advocacia e clínica médica, assinados em São José do Rio Preto e José Bonifácio.
Heitor LiporacciHeitor é biólogo formado pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. É Mestre em Botânica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atua em São José do Rio Preto e região à frente da H Plant Paisagismo.

Fábio Triunfo e João Paulo Corrêa
Fábio Triunfo atua com escritório em Catanduva. É formado há seis anos pela Unirp. Tem projetos assinados em Catanduva, Paraíso e São Paulo.
João Paulo Corrêa é formado em Arquitetura pela Unip, há quatro anos. Eles atuam com escritório, em Catanduva, no segmento de projetos arquitetônicos e de interiores, residenciais e comerciais e design de mobiliários.


Hugo Rosa - Hugo Rosa Arquitetura
Hugo Rosa é formado em Arquitetura e Urbanismo pela USC Bauru, em 2013. O escritório Hugo Rosa Arquitetura é um atelier ligado ao projeto de arquitetura e design de interiores, com projetos assinados pelo arquiteto Hugo Rosa, e como parceiro desde a fundação, seu sócio Alexandre Marques, graduando em arquitetura e técnico em construção civil. O escritório atua no planejamento de projetos atemporais, oferecendo modernidade, qualidade e requinte. Um dos principais focos do escritório é fazer com que cada projeto seja único, seja ele residencial, comercial ou institucional.

 
Talita Tiemi Semura
Formada há seis anos em Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário de Votuporanga- UNIFEV com Pós-graduação em Design de Interiores, Talita, atualmente trabalha com produção de Arte em papel, firmando a expressão arquitetônica em variações de escala, luz e sombra.

 
Lídia Derner
Arquiteta e urbanista formada pela UEM – Universidade Estadual de Maringá, Paraná com especialidade em Programação Visual. Tem atuado nos estados do Paraná, São Paulo e Rondônia desde 2012. Formado em Maringá/PR, o escritório terá nova sede na cidade de São José do Rio Preto, com foco em projetos arquitetônicos residenciais e de interiores. O escritório objetiva superar as expectativas do cliente na materialização do seu sonho, pela valorização da sua personalidade e respeito a sua história; bem como, na busca de soluções estéticas aliadas à funcionalidade e durabilidade dos materiais.

Carla Bonfim e Flávio Sabino
Flávio Sabino é formado na UNORP, em 2014, em Designer de interiores, curso tecnológico com duração de dois anos. Trabalha há cinco anos na área com projetos em Rio Preto e Ipiguá. O jovem também atua em um escritório de arquitetura, com experiência em obras residenciais e comerciais. Carla Bonfim é formada pelo Senac, em 2002, em Designer de interiores, curso tecnológico com duração de dois anos. Trabalha há 17 anos na área e também atua como consultora em uma loja de porcelanatos. Também tem experiência na área de móveis planejados. Juntos, Flávio e Carla já participaram de uma mostra de arquitetura em Rio Preto, em 2018.

Carol Camacho - Casa 6 Arquitetura
Arquiteta Urbanista formada pela UNORP em 2016 e Designer de interiores formada pela UNORP em 2011. Atua na área desde 2011, quando iniciou primeiro estágio ainda durante a faculdade de Design de Interiores. Em 2012 participou da concepção do projeto e execução da praça de alimentação do Shopping Cidade Norte junto ao Arquiteto Marcelo Pala. Desde julho de 2018 formou a Casa 6 Arquitetura buscando atuar no mercado da construção civil de forma inovadora e eficiente. Desde então, temos desenvolvido projetos residenciais em São José do Rio Preto e região.

Elisa Vasconcelos
Arquiteta graduada em 2008 pela PUC Campinas, atua com escritório em São José do Rio Preto nas áreas de arquitetura e design de interiores. É membro do time de designers da marca Veromobili com o lançamento da coleção “Doppio”. Já participou como convidada de diversas palestras sobre arquitetura e interiores nas principais faculdades de Rio Preto. Tem seus projetos divulgados em revistas como Casa & Jardim e Interarq e obras presentes em catálogos de móveis, blogs de arquitetura e decoração.

Flávia Seixa
Engenheira Agrônoma formada pela UNESP, em 1978. Participou de cursos de especializações na USP, simpósios e congressos nas principais universidades do pais. É responsável pelo departamento de projetos da Verdeplan Paisagismo desde 1979, onde vem desenvolvendo projetos de jardins residenciais, industriais, praças, recomposições de áreas urbanas e rurais, em todo pais. Tem vários trabalhos publicados em livros da área de arquitetura e paisagismo assim com revistas especializadas e anuários.

Taís Pinto Schiavini – Arq Verdi
É formada em Arquitetura e Urbanismo há 2 anos, pela UNIRP. Desde então faz projetos e especializações em paisagismo e arquitetura sustentável, dentro dessa área, a Bioconstrução. Considera a arquitetura com uma função social fundamental para a melhoria de qualidade de vida das pessoas e do meio em que vivem. 

SELEÇÃO DE JOVENS TALENTOS
O elenco também conta com novos talentos da arquitetura. A seleção de portfólios enviados por jovens arquitetos de toda a região é mais uma inovação da Mostra Arq Design. Os nomes foram selecionados por uma comissão avaliadora formada por integrantes das faculdades de arquitetura de Rio Preto - Unip, Unirp, Unorp e Unilago, com acompanhamento do CAU, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Três ambientes da mostra serão assinados por estes jovens profissionais que estão chegando ao mercado com novas ideias e muita criatividade. Confira quem são eles:
Bárbara Estrella LisoniArquiteta formada há 1 ano pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Atua desde julho de 2018 em Rio Preto com o escritório Bárbara Estrella Arquitetura e Interiores, com intuito de trazer para cidade uma arquitetura mais humana e pensando na essência de cada cliente. Tem obras executas em São Paulo, como arquiteta responsável junto ao escritório Estúdio MAM. Já assinou projetos também em Rio Preto, como casas, apartamentos e empreendimentos comerciais. Foi ganhadora em primeiro lugar da 

Seleção de Jovens Talentos da Mostra Arq Design.
Rone Martins e Gabi Canola - Studio UrbanoO Studio Urbano é um escritório formado por um time de pensadores e observadores criativos e multidisciplinares com formações nas áreas de arquitetura e de design de interiores. Atuando fortemente na arquitetura de varejo, emprega técnicas construtivas e de design em seus projetos por meio de materiais do dia a dia, resultando em projetos únicos, exclusivos e com um DNA urbano que é tão característico do escritório. O Studio Urbano conta com 2 publicações no renomado site Galeria da Arquitetura, com os projetos: Comi na Kombi – Hamburgueria – Arquitetura de Container e Maritimu’s Ox – Steak House – Arquitetura de Container. Foram ganhadores em segundo lugar da Seleção de Jovens Talentos da Mostra Arq Design.

Rone Marthins é Arquiteto e Urbanista, Designer de Interiores, Técnico moveleiro, Especialista em Arquitetura de Container. Graduado pelo CENTRO UNIVERSÍTÁRIO TOLEDO – 2016. Participação na equipe de projeto da revitalização do Teatro Municipal de São Paulo.2011/2012. Participação na equipe de projeto de acústica na Cidade da Musica –RJ -2008/2011

Gabi Canola é Especialista em Design de Interiores, Designer de Interiores – Diploma de Mérito Acadêmico, Designer de Móveis, Técnica de Iluminação Cênica. Pós Graduada pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO – 2015. Graduada pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO -  2012. Participação do desenvolvimento e montagem do stand da Fespa 2017. Participação na equipe de projeto de acústica do teatro do Shopping Iguatemi Campinas 2013
Colaboradora do escritório: Marcela Canola – Desenvolvimento de Projetos 3d e Maquetes eletrônicas.

Isabela Uliana e Natália Cangini - U+C Arquitetura
Isabela é arquiteta e urbanista formada pela UNESP, campus de Bauru em abril de 2014, e pós graduada em Gerenciamento de Projetos pela FGV, concluído em janeiro de 2019.
Natália Cangini é arquiteta e urbanista formada pelas Faculdades Integradas Dom Pedro II - S. J. do Rio Preto em dezembro de 2015. E técnica em Edificações formada pela ETEC Philadelpho Gouvêa Neto em agosto de 2013.
Atuam no mercado de trabalho desde 2012, ano em que iniciaram estágios em escritórios de São José do Rio Preto. Atualmente são sócias e proprietárias do escritório U+C Arquitetura que possui apenas um ano de jornada, atua em Rio Preto e região e já entregou diversos projetos corporativos, residenciais, comerciais e interiores. Foram ganhadoras em terceiro lugar da Seleção de Jovens Talentos da Mostra Arq Design.


40 dias de mostra com programação intensa
A Mostra Arq Design começa no dia 2 de abril e vai até 12 de maio. Serão 40 dias de exposição com palestras, rodadas de bate-papo e workshops que vão envolver todos que gostam de arquitetura, design e paisagismo. Já está confirmada a participação de diversas marcas de revestimentos, mobiliário, produtos e equipamentos para decoração e paisagismo. O evento terá patrocínio da C&C Casa e Construção, Compacto Imóveis e Marcato Móveis, copatrocínio da Hoken e Delta Rio Elevadores e é uma realização do Riopreto Shopping. A mostra chega num momento de muita expectativa para o setor imobiliário de Rio Preto. 2019 é considerado um ano de retomada para o segmento com novos lançamentos já anunciados por várias construtoras. “O evento vai inspirar o público de que é possível realizar o sonho de morar numa casa bonita e confortável”, estimam os organizadores.


OS AMBIENTES DA MOSTRA:

Welcome Lounge C&C

Jardim do Lounge

Jardim Desértico

Casa Conteiner e Garagem

Cozinha Multifuncional Marcato

Sala de Estar Perfil Casa

Studio e Banho do Casal

Rooftop Arq Design

Deck Gourmet Compacto Imóveis


Alameda do Flamboyant

Wine Bar

Refúgio Spa

Design Bar

Gastro Pub Conteiner Lug’s

Jardim das Sensações

Sala de estar Loft Manhattan Masotti

Dormitório Loft Manhattan Masotti

Sala de estar Loft Paris

Dormitório Loft Paris

Lounge Arq Design




FONTE: Fotos: Leandro Augusto

Veja Também