ÚLTIMAS DA REDAÇÃO

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Arquitetura /

IDENTIDADE PERFEITA

IDENTIDADE PERFEITA

Luiz Veneziano alia aproveitamento de espaço ao aconchego e à personalidade do morador em apartamento de 65 metros quadrados

SEM LEGENDA
 Projeto                                              

SEM LEGENDAResultado final

Concluir, por meio de mecanismos arquiteturais, a expressão da identidade do morador em sua residência. Esse foi o objetivo do arquiteto Luiz Veneziano ao projetar este apartamento na cidade de Botucatu/SP. O primeiro passo foi levar em conta o espírito jovem do cliente e elaborar, por meio de imagens do projeto (renders), uma prévia do resultado final.
Professor universitário de 40 anos, vislumbrava seu primeiro apartamento com espaços integrados, claros e amplos. “Como gosta de receber amigos, a conexão de ambientes foi fundamental, bem como pelo fato de o apartamento ter 65 metros quadrados,em sistema de alvenaria estrutural, sem possibilidades de mudanças de layout, nem mesmo em pontos de elétrica e hidráulica. 

SEM LEGENDA
Projeto

SEM LEGENDA
Resultado final

No que diz respeito ao visual, nosso intuito foi albergar uma ambientação masculina, mas não séria. Ou seja, ao mesmo tempo, descontraída e com a sensação de aconchego”, explica o arquiteto. “Integramos todos os ambientes e criamos uma pequena ‘ilha’ entre a cozinha (com excelente execução pela “Dellano”) e o living aberto, onde foi instalado o fogão de forma que o cliente, que adora cozinhar, também interagisse com seus convidados. A porta que separava a sala da varanda foi excluída para criar o ambiente de jantar, de bar, e mesmo do churrasco em casa. Entre esse espaço e o ambiente de estar e TV, trabalhamos com diversas alturas de teto e forramos em madeira a parte central, mais alta. Recurso que também possibilitou a instalação de vários pontos de iluminação (toda em led), para dar destaque aos quadros e propiciar diferentes intensidades de luz. O uso da madeira também acontece no revestimento de alguns volumes de paredes, criando uma atmosfera sofisticada e realçando contrasteS como branco absoluto das paredes,em que se usou textura geralmente utilizada na parte externa de residências. Em relação ao piso, optamos por porcelanato técnico de concreto, obtendo um controle efetivo nas diversas matizes e tonalidade das cores. Optamos também por poucos móveis, mas escolhidos a dedo. 

SEM LEGENDA
Projeto

SEM LEGENDA
Resultado final

O projeto, feito com dois anos de antecedência e com detalhamento completo, permitiu que o cliente se programasse, fizesse orçamentos e comprasse com antecedência, como também contratasse toda mão de obra, além da compra de móveis e artigos decorativos. Fizemos as imagens ilustrativas e ele gostou tanto que foi adquirindo cada peça de acordo com nossas sugestões. Até as imagens colocadas nos quadros das ilustrações foram reproduzidas no ambiente construído, mostrando como acertamos no gosto pessoal do cliente e o que ele queria exatamente como resultado final”.

SEM LEGENDA
Projeto

SEM LEGENDA
Resultado final


No quarto, todas as solicitações do cliente foram atendidas, como a inclusão de uma bancada de trabalho, junto à TV; o armário closet foi disposto no segundo dormitório, que também possui acomodação para hóspedes. Tanto para o cliente, quanto para o arquiteto, o resultado foi de completa satisfação.


Luiz Veneziano - Arquiteto Urbanista

CAU A109659-1
Av. Romeu Strazzi, 325 - Sala 814 - Edifício Totalité
São José do Rio Preto - SP
17-3227.7604 / 17-99118.6968
www.luizvenezianoarquitetura.com




Veja Também