VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Eventos /

Festival Ações Literárias

EVENTO
Imagem: Divulgação



Festival Ações Literárias



Evento promove três dias de incentivo a leitura e literatura


SEM LEGENDA

A curadora do evento, Carolina Manzato (Foto: Juny Kp)


Com programação intensa e gratuita, o “Festival Ações Literárias (FAL): A Importância do Ato de Ler” terá a sua primeira edição em São José do Rio Preto. O evento, que é uma realização da “casa de criar, escritório de arte” por meio do Prêmio Nelson Seixas/ProAC Municípios, ocupará a Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa, entre os dias 25 e 27 de outubro. Além de promover palestras, bate-papos, sarau, lançamento de livros, feira de livros, exposição, leitura compartilhada e relatos sobre leitura e literatura, a primeira edição também homenageará o educador Paulo Freire.
Buscando incentivar a formação de leitores e democratizar o acesso à leitura e à literatura, a maratona literária começa na sexta-feira, às 14h, com a palestra “A Importância da Leitura e do Incentivo à Leitura em nosso País”, com o professor doutor Carlos Rodrigues Brandão, amigo e estudioso da obra de Paulo Freire. Ele falará sobre leitura, sobre sua imersão no universo da cultura e da educação popular e sobre sua relação com a escrita, por meio de obras de sua autoria como “Paulo Freire, o Menino que Lia o Mundo". Brandão também lança os livros: “A Flauta de Prata”, “A Aventura do Encontro” e “Do Polegar ao Pensamento”.
A abertura oficial será às 19h, no hall a Biblioteca, onde ficará instalada a exposição “Paulo Freire: educar para transformar”. Após a solenidade, a educadora Carolina Manzato, idealizadora e curadora do festival, fala sobre a vida e a obra do homenageado. Manzato é mestra em Educação, com enfoque em Educação de Jovens e Adultos. Para ela, apostar na cultura da leitura é de extrema urgência e relevância social, uma vez que o acesso aos bens culturais é também uma forma de promoção da equidade. “Incentivar a leitura e democratizar o acesso à leitura e à literatura é, de fato, um ato de resistência, em um país com índices tão baixos nesse quesito”, diz a curadora. 
Acesse o site (fal.casadecriar.com.br) para maiores informações sobre a programação e verifique as atividades que precisam de cadastro prévio.




Veja Também