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Alimentação Saudável

Nutrição
Douglas Sicotti
Foto: Leandro Augusto 


SEM LEGENDA


Alimentação Saudável X Sistema Imunológico



Os alimentos têm um papel fundamental para proteger o organismo contra doenças, vírus, bactérias, fungos entre outros invasores. A má alimentação prejudica a imunidade, o que deixa nosso organismo propenso a desenvolver infecções e quadros de gripe e resfriados, como Coronavírus (COVID-19).
O nutricionista Leandro Paulino explica que alguns cuidados devem ser diários, como a boa alimentação e a prática de exercícios físicos independente da modalidade. “A alimentação adequada ajuda a fortalecer o organismo. Isso pode aumentar a imunidade, mas não significa que a pessoa está imune ao vírus, nem que vai curá-lo. Contudo, a importância desse fortalecimento é fundamental para ajudar o corpo a preparar as defesas do organismo para enfrentar essa e outras doenças.
Leandro ainda que explica que não existe nada que faça aumentar, diretamente, nossa resposta imunológica, mas existem alguns alimentos que são ricos em vitaminas e minerais e podem ajudar a fortalecê-lo gradativamente. “Pense em uma boa alimentação como meio de melhorar a saúde como um todo, e para o bom funcionamento do sistema imune”, orienta.

Alimentos ricos em Vitaminas C:
Laranja, acerola, kiwi, tomate, mamão, tamarindo, gengibre, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho

Alimentos ricos em ácido fólico:
Brócolis, couve, espinafre, aveia são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e shitake) e carne de fígado.

Alimentos ricos em Zinco:Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imune.

Alimentos ricos em Vitamina E:
Nozes, castanhas do para, amendoim, amêndoas, azeite de oliva e gema de ovo são ricos em vitamina E.

Alimentos probióticos:
O Iogurte, leite fermentado e Kefir ajudam a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal. Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias "ruins". Esses microrganismos contribuem para aumentar a imunidade.

Alimentos ricos em ômega 3:
O ômega 3 presente, por exemplo, no azeite, castanhas, peixes de água fria como salmão e atum, auxiliam na regulação de algumas células do sistema imune e poderoso anti inflamatório natural.


Dicas importantes:- Beba no mínimo 2l de água por dia

- Pratique exercícios físicos regularmente

- Procure evitar bebidas alcoólicas e cigarros; ambos prejudicam nosso sistema


SEM LEGENDA
O nutricionista Leandro Paulino 





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