Edição 152

Clique na imagem abaixo para folhear nossa revista



CURTA NOSSA PÁGINA

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / SAÚDE /

DR. JOÃO CARLOS PEREIRA.

Artigo
DR. JOÃO CARLOS PEREIRA
FOTO: XAVIER NETO

A Revolução Robótica na Restauração Capilar

Mais um upgrade na tecnologia 

SEM LEGENDA

O “Robô Artas”, para a restauração capilar, chegou à “Clínica Derm” em novembro de 2014 e já atingiu a marca de 200 procedimentos realizados, sendo a única clínica na América Latina a atingir esse número.
A técnica robótica se tornou, em poucos meses, a primeira opção cirúrgica de pacientes que me procuram para a realização do transplante capilar. Dentre as vantagens da técnica, estão: minimamente invasiva, sem incisões, cicatrizes e sem dor no pós-operatório. E, agora, o que já era muito avançado, continua evoluindo com a instalação de um novo “upgrade” na máquina, com a chegada de uma nova agulha. Mais fina, mais cortante, menos traumática e com a possibilidade de remover um maior número de enxertos, acompanhado de um software que permite um planejamento prévio da cirurgia em 3D, chamado “Artas Hair Studio”, no qual o paciente pode acompanhar e discutir com o médico o que deseja por meio de uma tela de iPad.
Como é realizada a cirurgia e onde serão colocados os cabelos?
Essa é uma pergunta recorrente feita pela maioria dos pacientes que buscam pelo procedimento, e o “Artas Hair Studio” é uma ferramenta importante para ajudá-los nessa resposta, já que ele possibilita a visualização da colocação e distribuição dos cabelos para cobertura da área calva: frontal, entradas, coroa, entre outras.
Não se trata de como vai ficar a cirurgia, e sim de como ela será realizada.
Antes dessa tecnologia, o cirurgião experiente, simplesmente explicava oralmente ao paciente que tinha que imaginar o procedimento cirúrgico.
Agora, o profissional tira uma foto do couro cabeludo do paciente e, por meio de um computador, desenha, com uma caneta, onde os fios serão colocados, criando, assim, um protótipo de forma que o paciente visualize o design e entenda o procedimento. Esse projeto do “Artas Hair Studio” é realizado em 3D.
A partir dessa ferramenta, é possível fazer a opção adequada para cada paciente, para que, assim, ele se sinta mais seguro na tomada de decisão.
A “Clínica Derm” está entre as dez clínicas do mundo que mais realizaram cirurgias com o “Artas” em 2015. Motivo que conferiu o certificado de “Centro de Excelência em Cirurgia Capilar Robótica”, outorgado pela “Restoration Robotics Inc.”, pela eficiência apresentada no procedimento.
Só nos EUA, 50 milhões de homens sofrem com a calvície hereditária. No mundo são realizados 310 mil transplantes capilares por ano em indivíduos de 18 a 80 anos, embora a maioria seja realizada em pacientes entre 25 e 45 anos de idade.
Durante a última década, os procedimentos robóticos têm avançado em muitas cirurgias de precisão, em diversas áreas da medicina, para ajudar cirurgiões em movimentos cirúrgicos difíceis e repetitivos, reduzindo a fadiga e a variabilidade manual.
O surgimento do “Artas” revolucionou, completamente, a cirurgia de transplante de cabelos.

Dr. João Carlos Pereira - CRM - 40737 - Clínica Derm - São José do Rio Preto/SP
- Membro do “Medical Board” da Restoration Robotics Inc.
- Membro da “International Society Hair Restoration”
- Membro da “
European SocietyHair Restoration”
- Membro da “American Hair Loss Association”
- Membro da “Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica”
- Professor Egresso da “Faculdade de Medicina de Catanduva”




Veja Também