EDIÇÃO 151

Clique na imagem abaixo para folhear nossa revista



CURTA NOSSA PÁGINA

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / SAÚDE /

DR. ANDERSON BERTOLINI

ENTREVISTA
Vivi San Martino
FOTOS: MILTON FLÁVIO

DR. ANDERSON BERTOLINI

SEM LEGENDAEspecialista em medicina desportiva, nutrologia, modulação hormonal e medicina preventiva, após 15 anos de atuação em São Paulo, renomado médico passa a prestar atendimento em São José do Rio Preto  

Após viver sua juventude em Fernandópolis, Dr. Anderson Bertolini saiu de sua cidade natal para estudar Medicina em São Paulo, onde estabeleceu uma carreira de sucesso. Formado pela “Universidade de São Paulo (USP)”, desde o início de sua carreira se interessou pela área estética, realizando diversos cursos e pós-graduações dentro e fora do país. Percebeu, então, que o ser humano deveria ser visto como um todo, de maneira integral. Dessa forma, resolveu adquirir novos conhecimentos na área de medicina desportiva, nutrologia, modulação hormonal e medicina preventiva, com o intuito de contribuir com seus pacientes a chegar, de forma mais rápida e eficiente, aos seus objetivos - com mudança nos hábitos alimentares, prevenção de doenças, prática de atividade física, performance esportiva e emagrecimento, proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida.
Formado há 15 anos, há cerca de dez criou e está à frente de uma das mais consagradas clínicas médicas de São Paulo, a “Clínica Bertolini”, que leva o seu sobrenome, e atua nas áreas de medicina esportiva, cirurgia plástica e dermatologia. Atualmente, Dr. Anderson Bertolini se dedica, quase que exclusivamente, à área de nutrologia esportiva, performance e emagrecimento.

Ala Vip - Por que você escolheu São José do Rio Preto para viver e atuar profissionalmente?
Dr. Anderson Bertolini - Trata-se de um desejo antigo, meu e de minha esposa. Voltar ao interior, morar mais próximo da família e ter qualidade de vida. Temos três filhos, o primogênito, com 17 anos, e dois pequenos. Em São Paulo, tenho uma agenda intensa que inicia às 08h00 e, normalmente, não tem hora para encerrar. As reuniões, os cursos, os congressos, as palestras acabam diminuindo muito o meu tempo com a família. São José do Rio Preto foi escolhida por todos esses motivos e, também, por ter minhas raízes aqui na região. Assim, posso ter mais tempo com minha família, reencontrar e conviver com velhos e bons amigos, e garantir um tempo livre para me dedicar à prática de atividades esportivas de que tanto gosto. Isso tudo com o benefício de estarmos em uma cidade em amplo crescimento, que não perde em nada para os grandes centros, além de ser referência em medicina.

SEM LEGENDAAla Vip - Qual a função do Médico Desportista e da Nutrologia Esportiva?
Dr. Anderson Bertolini - A minha principal função é proporcionar uma melhor qualidade de vida, priorizando a saúde, bem como ajudar meus pacientes atingir suas metas. Quando falamos em qualidade de vida, apoio-me em alguns fatores que considero fundamentais para isso. A qualidade do sono, a vida social, o controle do estresse, a alimentação e suplementação, além de atividade física, modulação hormonal e rotina. Por meio do conhecimento adquirido ao longo dos anos, percebi a necessidade de todos esses fatores passarem por uma correção adequada e estarem ajustados. Só assim poderemos trabalhar de maneira produtiva. De modo geral, as pessoas acreditam que somente com uma alimentação adequada e prática esportiva é o que basta para atingirem os objetivos. Obviamente que vão conseguir alguma mudança positiva. Mas se não modularmos todos os fatores mencionados, fica difícil chegar aos melhores resultados.
Costumo dizer que muitas pessoas passam bastante tempo tentando chegar ao seu objetivo e, outras, afirmando já terem conseguido, enquanto que, na verdade, se tiverem o acompanhamento da Nutrologia Médica, o primeiro grupo conseguirá, em um tempo muito menor e, o segundo, perceberá que pode ir muito além. Chegar à sua excelência, no seu melhor.
Tenho uma paciente super disciplinada, faz tudo certo, mas seus resultados não apareciam. Na segunda consulta, descobri que o sono dela era péssimo, acordava várias vezes à noite. Dosamos os exames e o hormônio do estresse, que é o cortisol. O resultado veio altíssimo. Então, descartamos as possíveis doenças, modulamos o sono e tudo voltou ao normal. Os resultados esperados, finalmente apareceram. Às vezes, basta corrigir um detalhe para tudo mudar. Por isso gosto de conversar bastante com os pacientes e me tornar o mais próximo possível. Por meio de uma consulta detalhada e de exames bem específicos, avaliamos o que devemos corrigir. Traçamos um planejamento e colocamos alguns objetivos, seja para o paciente emagrecer, ganhar massa muscular, ou praticar exercícios aeróbicos. Em suma, o plano tem que ser totalmente individualizado. É isso que a Nutrologia Médica Esportiva faz, nos traz um corpo saudável e da forma que desejamos, tanto internamente quanto externamente, sem sofrimento, sem frustração.

Ala Vip - Você pretende continuar o atendimento também em São Paulo?
Dr. Anderson Bertolini - Pretendo prestar atendimento aos pacientes nas duas cidades. Em São Paulo, construí uma base muito forte, pois tenho muitos pacientes que estão comigo há anos, e também conto com uma excelente equipe de médicos e colaboradores, o que me permite concentrar nesse novo projeto em São José do Rio Preto. Ficarei na ponte aérea Sampa/Rio Preto.

Ala Vip - Como você define o perfil de seus pacientes?
Dr. Anderson Bertolini - Meus pacientes, normalmente, chegam até mim por indicação de amigos. A partir daí, criamos uma relação de comprometimento e verdade que, na maioria dos casos, torna-se duradoura. Sou muito sincero com eles e deixo claro que, se vamos iniciar um tratamento, primeiramente, eles têm que ter certeza se é isso mesmo que desejam, pois terão que deixar para trás hábitos que lhes afastem desse objetivo. Tenho pacientes de todas as idades e todos os estilos, mas todos com um objetivo em comum, que é ter mais qualidade de vida e atingir seus objetivos.

Ala Vip - Você já participou de alguns programas de TV e atende pessoas conhecidas nacionalmente. Como é trabalhar com esse público?
Dr. Anderson Bertolini - Quando vamos a programas de boa audiência é sempre muito gratificante, porque temos a oportunidade de passarmos informações importantes para ajudar as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. No entanto, para mim, paciente famoso é aquele que é famoso dentro de minha clínica, que tem garra, que faz tudo certo e obtém resultados maiores que o esperado. Esses, sem dúvida, são os meus preferidos, indiferentemente de serem ou não conhecidos do grande público.



Veja Também