Edição 150

Clique na imagem abaixo para folhear nossa revista



CURTA NOSSA PÁGINA

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / SAÚDE /

Dr. Paulo Lucas

Coaching
Vivi San Martino
Foto: Milton Flávio

A BUSCA PELA FELICIDADE

“A solução para os nossos problemas está em cada um de nós”, diz o coach, Dr. Paulo Lucas

SEM LEGENDAA depressão, a infelicidade, ou a insatisfação, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal, em muitos casos, são oriundas da vida moderna. Pessoas com o cotidiano muito atarefado, em busca de sucesso profissional e à procura do parceiro ideal tendem a ficar abaladas e descontentes quando um ideal não é alcançado.
Desde jovens a adultos, a frustração com a falta de realização dos objetivos pode tornar a vida das pessoas em um verdadeiro transtorno. De acordo com o Dr. Paulo Lucas, além de causar desapontamento, o estresse da vida moderna acaba levando a pessoa à escravidão, como exercer atividades profissionais que não a realizam ou então se relacionar com outras pessoas pelo simples fato de não conseguir ficar sozinha. “A constante busca pela felicidade é o objetivo de todas as pessoas, mas esse caminho deve ser percorrido com sabedoria. A somatória das insatisfações podem acarretar graves doenças, como gastrite, enxaqueca, úlceras, impotência, insônia, depressão, ganho ou perda de peso, alterações cardiovasculares, entre outras. E para se libertar dessas sensações, iniciam as buscas pela bebida, por programas sem conteúdo e até o vício em jogos e internet. Para outros a fuga se torna uma compulsão por compras, gastos desnecessários e excesso de comida, que aumentam gradativamente, pois nunca é o suficiente para suprir a falta de felicidade”, explica.
Devido a essas intercorrências, o profissional, graduado em coach pela “Universidade Monteiro Lobato” e pela “International Association of Coaching”, disponibiliza de um treinamento, por meio de técnicas de desenvolvimento humano, após identificar os pontos falhos e os pontos de melhoria. Posteriormente, inicia-se um trabalho comportamental, em que ações e situações que possam causar desapontamentos são “quebradas” e novas situações testadas, para que o paciente viva mais feliz, atinja seus sonhos e alcance os seus objetivos.
Segundo Dr. Lucas, 50% da formação de um ser humano é proveniente do meio em que foi inserido quando criança. Já a outra metade, é resultado de crenças passadas repassadas por familiares, que fazem com que, consciente ou inconscientemente, os pacientes repitam ações que nem sempre resultam em positividade para suas vidas. Outro obstáculo se dá pela atual crise vivida no Brasil, em que a maioria das pessoas não estava preparada para lidar com tanta dificuldade. E esse é um problema sério e que impede o processo de adaptação às circunstâncias, em que é necessário economizar, cortar gastos e preparar-se para o futuro próximo. Contudo, não se deve pensar que está sozinho, que não há saída para a situação e que não há mais nada que se possa fazer. São nos momentos de dificuldades que surgem as mudanças e, também, as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. “Nesse momento, o coaching tem um papel importante como aliado na vida pessoal e profissional das pessoas, trabalhando para que o paciente se sinta feliz, satisfeito e pleno em sua profissão. Ajudando de forma que suas chances de sucesso sejam potencializadas, na carreira e na vida. A solução para os nossos problemas está em cada um de nós. Como já dizia Mahatma Gandhi, ‘quando você muda, o mundo muda’. E o meu trabalho é cuidar do bem mais precioso dos meus pacientes: as suas vidas”, finaliza.


O coach, Dr. Paulo Lucas
Rua Dr. Antônio Bahia Monteiro, 465 - Bl. 2 - Sl. 325 - Mansur Daud São José do Rio Preto / SP
17.3234.3849 / 98127.0101



Veja Também