ÚLTIMAS DA REDAÇÃO

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / SAÚDE /

Pele Linda: Aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos

SEM LEGENDA

Pele Linda:

Aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos


Com o passar dos anos, a nossa pele sofre transformações devido à redução de algumas substâncias vitais, à diminuição de hormônios e a desgastes físicos. Alguns fatores, como: radiação ultravioleta, poluição, fumo, álcool, doenças orgânicas e estilo de vida inadequado, contribuem para o seu envelhecimento precoce.
Com esses agravantes, a pele, aos poucos, vai perdendo propriedades importantes para se manter jovem e bonita. Entre os principais danos causados pelo tempo, está a redução na produção de elastina e colágeno, fibras de sustentação que previnem a flacidez e a formação de rugas. Resultado: perda de brilho, afinamento, palidez, vincos, manchas, além de alterações no contorno da face, por conta da redução da gordura do rosto.

20 Anos

Nessa fase, a pele tende a ser mais oleosa ou mista, com tendência a poros dilatados e até a lesões de acne eventuais.

Cuidados Especiais
Limpeza adstringente, hidratação e proteção solar.
Se quiser ser mais cuidadosa, pode realizar também uma esfoliação ácida quinzenal ou uma mensal com um laser de Nd: Yag (Spectra), ou com o laser de Erbium ou Thulium (Fraxel Dual), para renovar as células suavemente.  
Peles muito oleosas podem ser controladas com retinoides orais ou com aplicações de toxina botulínica em microdoses (MicroBotox).

30 Anos

Aos trinta anos, as manchinhas já vão aparecendo, por conta das exposições solares indevidas. Rugas finas também podem ser detectadas durante a mímica facial.

Cuidados Especiais

Limpeza, proteção solar, hidratação, cremes clareadores e formulados para área dos olhos são imprescindíveis.
A toxina botulínica pode ser usada preventivamente para evitar rugas profundas.
Sardas e melanoses solares podem ser minimizadas com Luz Intensa Pulsada, ou eliminadas com o laser de Rubi ou de Nd: Yag (Spectra).
A renovação celular e o estímulo de colágeno podem ser iniciados nesta fase através de lasers mais suaves (Fraxel Dual, no módulo estímulo de colágeno).  

40 Anos

Aos 40 anos podemos perceber alterações de textura na pele, linhas mais profundas, rugas de expressão e também estáticas, além de manchas e uma flacidez incipiente. Os sulcos entre o nariz e a boca, e do canto da boca até o queixo, começam a se acentuar na face.  
A partir dessa idade, também podemos notar o excesso de pele e bolsas nas pálpebras.

Cuidados Especiais
Limpeza, proteção solar, hidratação e cremes anti-idade (com ácidos antioxidantes e clareadores) são obrigatórios.
Os lasers para remover as manchas, corrigir a textura e estimular o colágeno são imprescindíveis para evitar o envelhecimento acelerado da pele e mantê-la clara e lisa.
Para as rugas estáticas, o laser de CO2 (Ultrapulse Active) atua de maneira radical, podendo ser substituído pelo Fraxel Dual (no módulo profundo), que também traz excelentes resultados, mas de forma mais suave.
As rugas de expressão, presentes nesta fase, são eliminadas pela toxina botulínica e os sulcos são preenchidos com ácido hialurônico.
No caso de excesso de pele ou bolsas palpebrais, realizamos a blefaroplastia a laser.

50 Anos

Aos 50 anos percebemos vincos profundos na textura da pele, mais manchas, sendo algumas ásperas, flacidez e vasinhos vermelhos. A partir dessa idade, a pele tem uma tendência a se tornar mais sensível, fina, seca e pálida.
Daqui para frente, se você está conservada ou muito envelhecida, será o reflexo da sua genética e da vida que levou com relação à exposição solar, ao fumo, ao consumo de álcool, à alimentação e aos cuidados que teve com a pele nas décadas anteriores.

Cuidado Especial

Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade, creme para área dos olhos, clareadores e tensores.
Os cremes de tratamento diário devem conter forte poder de hidratação, antioxidantes, elementos nutricionais e hormonais, além de ácidos delicados para promover a renovação celular. E, ainda, a reposição hormonal adequada pode recuperar o vigor da pele.
Entre os procedimentos dermatológicos, você pode se beneficiar de lasers como o Fraxel Dual (para situações moderadas), laser de CO2 fracionado (Ultrapulse Active) - em casos mais intensos do envelhecimento da pele-, o infravermelho e a radiofrequência (Thermage), para flacidez; além de preenchimentos com ácido hialurônico e aplicações de toxina botulínica, que eliminam sulcos e as rugas de expressão.

60 Anos / 3ª idade

Nessa fase a pele já apresenta rugas profundas, aspecto de pergaminho, flacidez intensa, pele mais fina, papada proeminente, manchas muito aparentes, vasinhos à vista.

Cuidados Especiais
Limpeza, proteção solar, cremes anti-idade, creme para área dos olhos e nutritivos. É imprescindível o uso de cosméticos que contenham tensores, estimulantes de colágeno e estímulo celular na fórmula.
Chegou a hora da plástica! Mas, para quem não quer passar por cirurgias, poderá usufruir dos mesmos tratamentos dermatológicos utilizados a partir dos 50 anos.  

Legenda: Dr. João Carlos Pereira - CRM 40737
Foto Imagem: Divulgação

Dr. João Carlos Pereira - Clínica Derm - São José do Rio Preto/SP
Fundador e membro da Sociedade Brasileira de Laser - Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Membro da International Society Cosmetic Dermatology - Membro da American Academy of Cosmetic Dermatology & Aesthetic Lasers - Professor Egresso da Faculdade de Medicina de Catanduva/SP



Veja Também